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De olho na MULTA! Novos radares identificam maus motoristas à distância

Entenda como os novos radares identificam maus motoristas à distância. Tecnologia inovadora vai além dos limites tradicionais.



São Paulo e Curitiba encontraram uma solução inovadora para combater o famoso “jeitinho brasileiro” dos maus motoristas que tentam burlar os radares fixos de velocidade. Utilizando o Efeito Doppler, uma tecnologia baseada na alteração da frequência sonora causada pelo movimento relativo de um objeto, os novos radares são capazes de identificar esses motoristas a uma distância considerável após o equipamento. Descubra como funciona essa tecnologia e onde esses radares estão sendo implementados.

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Como funcionam os radares que identificam maus motoristas à distância?

Diferentemente dos radares convencionais que medem a velocidade dos veículos por meio de sensores no asfalto, os novos radares utilizam ondas eletromagnéticas para capturar os maus motoristas.

Com essa tecnologia inovadora, os radares conseguem aferir a velocidade dos veículos até 50 metros após eles passarem pelo ponto de instalação. Além disso, esses equipamentos também são capazes de registrar imagens que comprovem mudanças de faixa proibidas e desrespeito ao sinal vermelho.

Implementação em São Paulo e Curitiba

As duas principais capitais brasileiras, São Paulo e Curitiba, já estão utilizando os novos radares que identificam maus motoristas à distância. Segundo relatos do Coordenador da Unidade de Monitoramento por Dispositivos Eletrônicos da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Herick Dal Gobbo, os resultados têm sido positivos em Curitiba. A adoção desses radares é uma tendência e, por isso, é provável que novos aparelhos sejam instalados em outros municípios do país em breve.

Localização dos radares em São Paulo e o Efeito Doppler

Em São Paulo, os radares baseados no Efeito Doppler estão espalhados por seis rodovias, com um total de 13 aparelhos prontos para flagrar infrações de trânsito. Você pode encontrá-los nas seguintes rodovias:

Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiróz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), César Augusto Sgavioli (SP-261), Irineu Penteado (SP-191) e Assis Chateaubriand (SP-425).

É importante ressaltar que, por enquanto, esses radares estão em período experimental e ainda não podem gerar multas aos maus motoristas. No entanto, há uma proposta em discussão no Contran para que eles possam autuar os infratores no futuro.

Uma revolução na fiscalização de trânsito

Os novos radares que identificam maus motoristas à distância, utilizando o Efeito Doppler, representam uma revolução na fiscalização de trânsito. Com a capacidade de aferir a velocidade dos veículos mesmo após terem passado pelo equipamento, esses radares têm o potencial de desencorajar comportamentos irresponsáveis e aumentar a eficácia da fiscalização.

Embora atualmente estejam em período experimental e não possam aplicar multas, a implementação desses radares em São Paulo e Curitiba indica uma tendência de adoção em outras regiões do país. Fique atento, pois em breve esses equipamentos poderão estar atuando para garantir um trânsito mais seguro para todos.




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