scorecardresearch ghost pixel



Defesa Civil divulga alerta de ciclone para ESTA região do Brasil

Formação e deslocamento de um ciclone extratropical deixa população e governo em alerta para os riscos de prejuízo.



A formação e deslocamento de um ciclone extratropical está chamando a atenção de governos e moradores de uma das regiões do país. A Defesa Civil alertou a população do Sul brasileiro, em especial de Santa Catarina, sobre os possíveis riscos e prejuízos do fenômeno.

Leia mais: Melhor rever os planos: chuva e frio chegam com tudo neste fim de semana

Os mapas criados pelo órgão mostram que o impacto persiste até esta sexta-feira (16) e atinge principalmente o Litoral Sul catarinense. Parte do Planalto Sul, Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte também devem ficar em estado de atenção, além de todo o Baixo Vale do Itajaí, o Litoral Norte e boa parte da Grande Florianópolis.

“Os ventos ficam mais fortes próximos ao mar, assim como as ondas, que podem chegar a quatro metros de altura. Por isso, é essencial que toda atividade marítima, como a pesca, seja cancelada. O risco é muito alto, como os alertas meteorológicos das Defesas Civis vêm apontando principalmente nas últimas 24 horas”, explica na Avila, meteorologista e pesquisadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Os riscos incluem alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas, destelhamentos, danos nas redes elétricas e quedas de árvores e galhos.

Recomendações

O cidadão interessado em receber alertas importantes da Defesa Civil pode se cadastrar pelo celular enviando um SMS para o número 40199. Basta informar o CEP de origem da cidade onde mora.

As recomendações gerais do órgão para evitar riscos durante chuvas fortes e passagens de ciclones são:

  • Mantenha distância de postes e árvores;
  • Fique longe de zonas alagadas;
  • Esteja atento a qualquer movimentação ou deslizamento de terra próximo ao local em que estiver;
  • Evite transitar por pontes;
  • Procure abrigo em local seguro.

Em caso de emergência, o cidadão deve ligar para o telefone da Defesa Civil (número 199), da Polícia Militar (190) ou do Corpo de Bombeiros (193)




Voltar ao topo

Deixe um comentário