Quase 40 bilhões de pontos de cartão de crédito. Esse é o montante que os brasileiros deixaram expirar nos últimos 12 meses. Os dados são do Banco Central e mostram que 39,9 bilhões de milhas venceram de abril de 2021 a junho de 2022. Esse desperdício deve bater o recorde em um ano, uma vez que nos dois primeiros trimestres de 2022, as milhas expiradas somaram 24,9 bilhões.
Leia mais: Justiça autoriza uso de milhas áreas para pagamento de dívida trabalhista
“Os dados são trimestrais. No primeiro trimestre foram 14,3 bilhões e no segundo 10,6 bilhões”, informou o Banco Central.
Milhas
Ao que parece, o brasileiro não tem uma cultura de utilização das milhas. Contudo, a partir de algumas ações simples, é possível evitar as perdas do benefício que pode ser utilizado seja para descontos em passagens áereas ou mesmo para troca por produtos ou serviços.
Nesse sentido, uma das formas de evitar a perda das milhas é justamente pegar a pontuação no cartão que estiver próxima de expirar e transferir para um programa de fidelidade das companhias aéreas. Na prática, a ação faz com que essa mesma pontuação ganhe uma nova data de validade.
Além do abatimento de valores de passagens áreas, as pessoas podem, por exemplo, usar o crédito para hospedagem, alimentação, locação e até mesmo abastecimento de carros.
Outras dicas
Confira outras dicas para tirar o melhor proveito das milhas acumuladas no cartão de crédito.
1 – Atenção aos benefícios do cartão
Consulte quantas milhas você ganha a partir de compras no cartão de crédito. Além disso, fique atento à validade dos pontos, muitas milhas expiram após dois anos.
2- Conheça as regras de pontuação
Cada cartão de crédito oferece as suas próprias regras para somar pontos e trocar por milhas. Por isso é preciso verificar, inclusive, se a participação é automática ou se é necessário realização de cadastro prévio.
3- Use apenas um cartão
Concentrar os gastos em um único cartão de crédito auxilia no acúmulo de milhas em um programa ou companhia aérea. A simples ação aumenta as chances de o usuário ter pontos suficientes para a emissão de passagens, por exemplo.
4- Transforme pontos e milhas
Por fim, confira as regras de transferência de pontos para milhas. Isso porque, em alguns casos, é necessário ter uma quantidade mínima para conseguir transferir o montante para um programa de milhas.