scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro esquecido no PIS/Pasep está sendo liberado para 10,5 milhões de pessoas

O dinheiro esquecido em contas ativas entre 1971 e 1988 já está disponível para consulta. Veja quem tem direito e como sacar!



A Caixa Econômica Federal autorizou o saque de R$ 25,4 bilhões de dinheiro esquecido do PIS/Pasep, referentes a contas de trabalhadores no período de 1971 a 1988. Isso deve beneficiar cerca de 10,5 milhões de pessoas.

Leia também: Quando sai o próximo lote de pagamento do PIS/Pasep? Descubra agora!

Quem possuir saldo nessas contas tem até o dia 5 de agosto para sacar o valor total. Em caso de falecimento do titular das contas, o saldo será disponibilizado aos herdeiros legais, como dependentes ou sucessores.

Os trabalhadores que tiveram vínculo empregatício na iniciativa privada ou como servidores públicos no período mencionado têm o direito de sacar os recursos das cotas, desde que não tenham realizado o saque anteriormente. Após o dia 5 de agosto, os valores não retirados serão transferidos para o Tesouro Nacional. No entanto, os interessados ainda poderão solicitar esses valores à União em um prazo de até 5 anos.

Veja como saber se tem dinheiro esquecido na sua conta PIS/Pasep

Para verificar e sacar os fundos das cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988, o trabalhador deve utilizar o aplicativo do FGTS. As informações sobre a disponibilidade de saldo estarão na tela principal do aplicativo.

Para solicitar o saque, é necessário acessar a opção “Você possui saque disponível” e selecionar “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. Em seguida, escolha a forma de retirada desejada, seja por transferência para conta bancária ou saque presencial, verifique os dados pessoais e confirme a solicitação.

O saldo pode ser depositado em qualquer conta bancária de uma instituição escolhida pelo trabalhador, sem custo adicional. No caso de falecimento do trabalhador, o beneficiário pode solicitar o saque por meio do aplicativo FGTS, selecionando a opção “Meus Saques” e, em seguida, “Outras Situações de Saque” e “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”. É necessário reunir a documentação necessária e confirmar a solicitação.

O aplicativo FGTS também oferece outros serviços, como consulta ao extrato e atualização de dados do trabalhador. Caso a pessoa se enquadre em alguma das condições para saque do FGTS e possua conta PIS/Pasep, o saldo dessa conta será liberado simultaneamente ao FGTS.

Em caso de dúvidas, basta acessar o aplicativo FGTS ou entrar em contato pelos telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais regiões).




Voltar ao topo

Deixe um comentário