Segundo a National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, demorar mais de 30 minutos para pegar no sono é um sinal de insônia. Essa é a realidade de algumas mulheres, que acabam dormindo mal. Nesse sentido, é importante avaliar a rotina, mas também os hábitos noturnos antes de dormir. Estes são alguns motivos que explicam o alto índice de problemas que afetam a vida da mulher.
Veja também: Faz bem, viu! Dormir longe de quem ronca melhora a qualidade de vida
Por que as mulheres têm mais insônia do que os homens?
Tensão Pré-Menstrual (TPM)
A Tensão Pré-Menstrual (TPM) afeta diretamente o sono das mulheres, devido às alterações hormonais. Desse modo, os desconfortos físicos e emocionais levam a um estado de atenção, que impede um estado de relaxamento profundo.
Sendo assim, dores, irritabilidade e ansiedade, acabam interferindo na capacidade de adormecer. A partir da primeira menstruação, as adolescentes começam a ficar mais sensíveis a essas reações ligadas à produção de hormônios.
Hipervigilância após a maternidade
A hipervigilância é comum após a maternidade, especialmente nos primeiros meses de vida do bebê. Portanto, as mães ficam frequentemente atentas aos cuidados e às necessidades do filho, como amamentação e troca de fraldas.
Apesar de ser uma fase temporária, o cérebro pode continuar alerta por vários meses, prejudicando a realização de atividades simples. Com isso, é preciso que mães e pais saibam dividir suas funções quanto ao cuidado dos pequenos.
Hormônios e pré-menopausa
As alterações hormonais associadas à pré-menopausa podem contribuir para o desenvolvimento da insônia. Flutuações nos níveis de estrogênio e progesterona levam a ondas de calor, suores noturnos e outros incômodos.
Essas condições fazem com que uma mulher acorde diversas vezes, para tentar amenizar a sensação de que o ar está abafado. Se você apresentar algum desses sinais, não deixe de procurar auxílio médico.
Lembre-se que a falta de uma noite de sono completa altera completamente o funcionamento do cérebro. Gradualmente, você deixa de ser uma pessoa ativa, que consegue realizar tarefas simples e ainda fica mais ansiosa.