scorecardresearch ghost pixel



Eita, que bug! WhatsApp passa a GRAVAR conversas sem autorização e vira alvo

Usuários não estão contentes com o aplicativo e alegam que a plataforma grava sons ambientes sem autorização. Veja o que fazer para evitar as gravações.



Segundo pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box em abril desse ano, o WhatsApp, um dos aplicativos mais usados no mundo todo, também é o preferido entre os brasileiros. O mensageiro caiu no gosto da população por deixar tanto a vida pessoal quanto a profissional ainda mais prática.

Leia mais: É um adeus! WhatsApp será banido de 30 celulares até 31 de maio; veja lista

Apesar disso, alguns usuários de smartphones com sistema Android estão preocupados com a privacidade deles na plataforma. Os internautas estão revelando nas redes sociais que o aplicativo está gravando sons ambiente sem a devida autorização. Conforme destacado nos relatos, as pessoas perceberam que o microfone do celular é ativado sem a permissão delas e capta áudios, inclusive quando os usuários estão dormindo!

Isso revela uma grande e grave falha de privacidade.

Usuários pressionam WhatsApp

No Twitter, com o intuito de se defender, o WhatsApp alegou que a falha está restrita ao sistema Android e que a responsabilidade de corrigir o problema recai sobre o Google. Apesar disso, essa não é a primeira vez em que os usuários reportam questões relacionadas à privacidade.

No Reddit, internautas publicaram relatos parecidos, apontando que o microfone estava sendo usado em segundo plano pelo celular, mesmo quando o aparelho não precisava ativar o recurso. O detalhe que chama atenção é que essa questão ocorreu há cinco anos, ou seja, é um problema antigo.

Até mesmo o bilionário e dono do Twitter, Elon Musk, comentou sobre os casos, afirmando que o aplicativo não é confiável. Apesar do aplicativo ser um sucesso no mercado das redes sociais, ele já foi alvo de polêmicas relacionados a problemas de segurança. Diante disso, a equipe responsável pelas atualizações da plataforma passou a monitorar o mensageiro com mais rigidez, revendo a política de privacidade e incluído novas funcionalidades a fim de garantir a segurança de todos.

O WhatsApp orienta que as configurações referentes ao microfone podem ser alteradas e ressaltam que todas as conversas são protegidas com a criptografia de ponta a ponta, mas parece que os usuários não receberam o posicionamento muito bem, pois muitos afirmam que as medidas apontadas pela empresa são mentirosas. Será?

Uma opção para ficar livre das gravações indesejadas é sempre optar pela atualização do aplicativo. Isso, porque geralmente, a cada upgrade, são aplicadas algumas melhorias de segurança.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário