Profissional cobiçado: ESTE é o segundo setor que mais vai contratar em 2023

Guia Salarial 2023 da Robert Half mostra que o profissional de Recursos Humanos está sendo amplamente procurado pelas organizações.



Nos últimos meses, o mercado corporativo ficou movimentado com a popularidade da inteligência artificial (IA). O debate questionava se a tecnologia poderá ou não substituir alguns profissionais no futuro. Até mesmo o Fórum Econômico Mundial divulgou, em relatório, que um a cada quatro trabalhadores poderão ser demitidos nos próximos cinco anos por causa dessa substituição.

Leia mais: Mudou! Entrevistas de emprego usam nova abordagem e causam ansiedade

Neste cenário, a empresa de recrutamento Robert Half apareceu com o Guia Salarial 2023 e mostrou que as companhias nunca precisaram tantos de pessoas como nesse momento. O estudo revelou que o profissional de Recursos Humanos está sendo um dos mais cobiçados nesta fase.

Empresas procuram profissionais de RH estratégicos

O guia mostra que a área em questão é a segunda da lista que mais realizará contratações até dezembro de 2023, ficando atrás somente do setor de tecnologia. O dado é contrário ao que muitos especialistas corporativos indicam sobre a substituição de uma série de profissionais, incluindo o de Recursos Humanos.

Com base nas projeções apresentadas no Guia Salarial, os cargos de maior demanda são os de recrutador, employer branding e gerente. Ainda há uma crescente disponibilidade de cursos online voltados para o gerenciamento de pessoas, que estão ganhando força na internet e são focados em aumentar a produtividade, atingir objetivos do negócio e mitigar riscos, prometendo capacitar grupos estratégicos formados pelos trabalhadores mais procurados pelas empresas.

Em entrevista ao Jornal Correio Braziliense, o especialista na área de RH, Alex Araujo, acredita que a tendência é fruto de uma mudança de comportamento das companhias, visto que agora muitas organizações estão se mostrando preocupadas com a saúde mental do funcionário.

Para o diretor do aplicativo Trampolim de recrutamento para pequenas empresas, Bruno Rizzato, o departamento de RH não deve ser uma preocupação somente das grandes companhias. Ele defende que essa equipe é essencial para a sobrevivência de pequenos negócios e, por esse motivo, o profissional de RH precisa ser valorizado, principalmente na era da tecnologia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário