Empréstimo consignado é líder de queixas no Banco Central; saiba por quê

Modalidade de empréstimo com mais facilidade de aprovação é também aquela que mais traz dor de cabeça para os cidadãos. Veja só!



O Banco Central (BC) apontou que o empréstimo consignado é o serviço financeiro que mais recebe reclamações dos clientes. Isso, devido à possibilidade de que os contratos irregulares acabam por ser muito prejudiciais para os envolvidos. Vale lembrar que esse tipo de crédito é dado com desconto automático em alguma fonte de pagamento, seja ela uma aposentadoria, benefícios sociais ou a própria folha de pagamento do cidadão.

Leia mais: Empréstimo consignado: o que muda com o novo valor do salário mínimo?

A entidade aconselha que os consumidores fiquem atentos a alguns pontos-chave antes de assinar o contrato, como: taxa de juros, prazos estipulados e condições de contratos. Além disso, é importante ver se a instituição financeira ou banco é regulamentado pelo BC. É fundamental que ela esteja habilitada para ofertar esse produto.

Cuidado ao pedir um empréstimo consignado

Muitos consumidores que solicitam um consignado, principalmente aposentados e pensionistas, optam por essa modalidade devido à facilidade de aprovação. Apesar disso, é preciso ter ciência de que os valores das parcelas serão descontadas automaticamente da renda mensal do cidadão.

Dessa forma, é necessário ter certeza de que você tem condições de arcar com as parcelas antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo. Isso, porque o pagamento do valor solicitado pode acabar prejudicando ainda mais a vida financeira de quem solicita o recurso. Além disso, algumas instituições financeiras concedem empréstimos consignados sem a solicitação prévia dos consumidores!

Esse caso acontece mais frequentemente com aposentados e pensionistas. Por isso, é preciso estar ciente de que é preciso solicitar o crédito diretamente com a instituição para evitar complicações, ou seja, se você receber um empréstimo sem o solicitar, cancele-o rapidamente para evitar dores de cabeça.

Atenção ao assinar contratos

Para evitar problemas com consignados, é necessário ter muita atenção ao assinar o contrato, inclusive, deve ler todas as cláusulas presentes no documento. Isso, para evitar futuros problemas por causa de medidas escritas nas entrelinhas ou cláusulas que podem causar uma dupla interpretação, o que irá dificultar a quitação do empréstimo.

Por fim, recuse qualquer oferta feita por ligação, aplicativos ou qualquer outra forma que não seja diretamente na sede da instituição financeira. Com essa medida, é possível evitar cair em golpes ou contratar um empréstimo consignado desnecessariamente que sequer atende todas as suas condições e necessidades.




Voltar ao topo

Deixe um comentário