scorecardresearch ghost pixel



Enem 2023: ESTES países têm universidades que aceitam as notas

Portugal é um dos países que mais tem instituições aceitando a nota do Enem na admissão. Confira como a sua pode ser utilizada nos processos de seleção.



Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para os estudantes de todo o Brasil que desejam acessar o ensino superior, contudo a nota dada às avaliações também possibilita outra oportunidade de ouro: a de os participantes concorrerem a vagas em faculdades no exterior.

Leia mais: Prouni 2023: inscrições para bolsas de estudos começam em junho; confira o cronograma

Cada país tem o seu processo de seleção; no entanto, há alguns lugares que aceitam como forma de ingresso a nota obtida no Enem. Esse é o caso de Portugal, que já conta com 50 instituições de ensino que recebem os candidatos aprovados. Se você tem interesse em saber como utilizar as suas notas, acompanhe a leitura.

Segundo informações da BBC News Brasil, Portugal é um dos países que mantêm um acordo com o governo brasileiro para aceitar essa forma de ingresso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta que há mais de 50 universidades aceitando a nota do Enem na seleção, mas é importante ressaltar que cada uma tem regras estabelecidas e um certo peso para notas, por isso, é importante ficar atento.

Universidades no exterior aceitam notas do Enem

No Reino Unido, algumas universidades, como a Glasgow, Birkbeck, Universidade de Loughborough e Nottingham Trent University, são opções que citam o Enem como critério de admissão. Mas como foi mencionado, é importante ficar de olhos nas regras, pois a nota compõe um dos requisitos. Muitas instituições solicitam qualificações extras.

Entre essas qualificações, outras universidades, como Oxford e Cambridge, detalham em suas páginas para candidatos internacionais alguns critérios, como realizar o International Baccalaureate (IB), cinco ou mais cursos de Advanced Placement (AP) e até mesmo orientam realizar o ano inicial de graduação em outra instituição, fora do Reino Unido, antes de tentar uma vaga por lá. Sendo assim, o processo pode ser mais rigoroso.

Uma situação similar pode acontecer nas faculdades dos Estados Unidos, como Northeastern University, New York University, Drexel University e Temple University, por exemplo, mas vale ressaltar que as normas de participação são diferentes. Em outras palavras, elas podem ser mais criteriosas ou não.

Recentemente, outros países, como Irlanda e Canadá, também passaram a considerar a nota do Enem para o ingresso. A lista na íntegra de todas as universidades que incluem a nota na admissão pode ser vista no site da BBC.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário