Esquecidos no banho: 3 consequências graves de não lavar os pés todos os dias

Descubra quais são os principais riscos caso você esqueça de lavar os pés todos os dias, seja por preguiça ou esquecimento durante o banho.



Acredite ou não, algumas pessoas acabam negligenciando o na hora de fazer a higiene pessoal. Ao tomar aquela ducha relaxante, você jamais deve esquecer de lavar as extremidades. Embora seja um pouco mais trabalhoso limpar os pés, é indispensável criar esse hábito. Veja quais são os riscos ligados à falta de limpeza adequada para se prevenir de diversos problemas, como infecções e alergias.

Veja também: Beberia? Empresa de tecnologia cria cerveja feita com água do banho

Você não quer lavar seus pés todos os dias? Veja o que pode acontecer

1. Aquele cheiro desagradável de chulé

A falta de higiene nos pés permite a acumulação de suor e bactérias, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de odores desagradáveis. Nesse caso, a transpiração resulta em mau cheiro, que leva a constrangimentos.

Isso acontece principalmente com quem passa o dia inteiro fora de casa, usando calçados apertados. Procure usar talco antifúngico e ao chegar em sua residência, remova os sapatos e corra para o chuveiro imediatamente.

2. Presença de bactérias e fungos

Além disso, a ausência de lavagem frequente promove a proliferação de fungos, como o pé de atleta ou micose. Essas infecções fúngicas podem causar coceira, descamação, vermelhidão e até mesmo bolhas entre os dedos.

Sem o tratamento adequado, esse quadro costuma se espalhar para outras áreas, causando desconforto persistente. Dessa forma, jamais deixe que o pé acumule umidade, lavando-os com bastante sabão e água morna ou fria.

3. Surgimento de rachaduras e até lesões

Outro resultado negativo de não lavar os pés diariamente é o surgimento de rachaduras na pele. Sendo assim, o acúmulo de sujeira e células mortas provoca ressecamento e rachaduras nos calcanhares e demais partes da pele.

Em casos mais graves, a ausência de higiene adequada nos pés gera lesões, como feridas abertas ou ulcerações. Isso é especialmente preocupante em pessoas com diabetes ou problemas de circulação. Portanto, os quadros mais extremos incluem infecções graves e até amputação em pacientes que apresentam comorbidades.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário