scorecardresearch ghost pixel



Estradas cheias: o que checar no carro antes de viajar durante o Corpus Christi?

Preparar roteiro e as malas não são as únicas preocupações que os viajantes precisam ter antes de pegar a estrada. É essencial realizar a revisão.



Nesta quinta-feira, 8, as estradas de boa parte do país vão ficar cheias devido ao feriado do Corpus Christi, uma vez que diversos trabalhadores aproveitam o dia para fazer uma viagem de carro e desfrutar de momentos com amigos e família. Agora, algo que não pode faltar na lista de preparação para a viagem é checar as condições do veículo!

Leia mais: Vamos emendar? Saiba se Corpus Christi dá direito a feriado prolongado

Vistoria no carro é fundamental

Fazer a revisão do automóvel antes de colocar o pé na estrada tem um porquê relevante também na manutenção preventiva: a segurança de todos. Para ajudar os condutores nesse quesito, separamos cinco pontos indispensáveis para receber um cuidado extra antes que sigam para o destino da vez. Confira!

A falta de manutenção no carro é uma das principais causas de acidente no trânsito. Só para se ter uma ideia, no ano passado, 1,7 mil acidentes foram causados por falta de vistoria que, muitas vezes, só é realizada quando o motorista percebe algum defeito no dia a dia. Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal ainda indicou que, entre 2017 a 2019, aproximadamente 12 mil acidentes de trânsito foram consequência de defeitos mecânicos.

Quais itens merecem atenção redobrada antes da viagem?

Diante dos números alarmantes, deixar de fazer a revisão não é uma opção a ser considerada. Quem busca dar início a esse processo deve saber que é importante que alguns itens sejam incluídos definitivamente na revisão. O primeiro deles é o sistema de freios e fluídos, que sempre são indispensáveis, mas especialmente em viagens longas.

Outro ponto que precisa ser verificado é a calibragem dos pneus; contudo, há outras questões, como balanceamento e alinhamento, já que quando esses processos não estão checados, podem causar problemas no meio da viagem, o que gera risco à segurança de todos.

Como mencionado, o balanceamento e o alinhamento não podem ficar de fora e devem ser feitos mesmo quando não há viagens longas programadas, pois esses sistemas ajudam a manter o carro sob controle, impactando até mesmo no desempenho dos pneus. Além disso, verificar componentes no motor, como nível de óleo, filtro e nível da água, é fundamental. Um detalhe é que o momento pode ser aproveitado para realizar a troca do óleo para evitar qualquer tipo de dano. Por fim, os faróis também são importantes.

Checar luz de seta e lanternas é relevante para evitar acidentes e até mesmo as multas de trânsito, uma vez que conduzir com as luzes irregulares pode te render pontos na carteira e ainda causar prejuízo com multa alta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário