scorecardresearch ghost pixel



EXCELENTE notícia para quem aguarda um novo concurso do INSS em 2023

Presidente-interino da autarquia confirma em entrevista o pedido para um novo edital de concurso com 1.600 vagas.



Candidatos aprovados no último concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e concurseiros que aguardam a abertura de um novo certame receberam boas notícias. As informações foram repassadas em uma entrevista do presidente-interino do órgão, Glauco Fonseca Wamburg, ao Jornal EXTRA.

Leia mais: Garanta a sua vaga! Saiba como se preparar para concursos públicos em 2023

Wamburg declarou que o INSS quer convocar mais 250 candidatos que fazem parte do cadastro reserva do último concurso, que já nomeou cerca de mil profissionais no cargo de técnico do seguro social. Segundo o executivo, a convocação depende apenas de autorização do Ministério da Gestão e Inovação.

A autarquia também fez o pedido por um novo edital com 1,6 mil vagas para analistas de nível superior.

Quadro defasado

Segundo Wamburg, mais de 50% do quadro de servidores do INSS foi perdido na última década. O órgão hoje conta com um efetivo de 19,3 mil profissionais, contando com os quase mil servidores recém-empossados.

“A gente vem perdendo servidores para a aposentadoria sem uma reposição compatível com o número dos que saem. A necessidade está evidenciada. Os caminhos administrativos necessários para que novos servidores sejam admitidos também já foram ‘estartados’ pelo INSS e a gente aguarda a análise dos órgãos que têm competência”, afirmou.

Exames admissionais

O executivo negou os boatos de problemas nos exames admissionais dos técnicos do seguro social aprovados. Os médicos do próprio instituto estão realizando os procedimentos, o que gerou queixas da categoria e até um pedido da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) à Justiça, mas ele foi negado.

Até a última semana, 664 exames admissionais estavam agendados ou já haviam sido realizados até a semana passada, disse o presidente-interino.

“Temos quase a integralidade dos exames agendados ou já feitos, faltando uma pequena minoria que talvez não tenha apresentado os documentos. Há uma expectativa de que não tenhamos nenhuma dificuldade e que dentro do prazo legal os novos mil servidores ingressem nos quadros do INSS”, completou.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário