Fica com sono quando toma o café? Cuidado, isso pode ser feito rebote

Pessoas que costumam tomar muito café podem sentir um efeito reverso àquele que é esperado. Ou seja, é possível sentir mais sono ao invés de disposição.



Está com sono e precisa trabalhar? A solução comum é tomar um café passado na hora. No entanto, engana-se quem pensa que isso não tem um custo. Na verdade, com o tempo, você pode sentir-se até mais cansado com o famoso líquido preto.

Veja também: Requentar café faz mal ou devo jogá-lo fora? Veja o que fazer neste caso

Cafeína engana o seu corpo para te manter acordado

A interação da cafeína com a adenosina age diretamente na regulação do sono e da vigília no corpo humano. É essa mistura que faz com que uma pessoa fique acordada com mais facilidade durante o dia.

A adenosina participa do processo que avisa o organismo humano de que está na hora de descansar e tirar um cochilo, causando sensação de sono.

Depois de uma boa noite de descanso, as células humanas se renovam, dão mais energia e acordamos com total disposição. Ao tomar cafeína, ela se liga diretamente aos receptores de adenosina e mascara a sensação de sono. No entanto, a verdade é que o seu corpo continua necessitando de um descanso para ser revigorado.

Cientistas mostraram que quando o efeito da cafeína cessa, toda a adenosina que estava parada se liga aos receptores. Se essa quantidade for muito grande, o sono bate com força total no corpo da pessoa. Sendo assim, você tem uma falsa sensação de disposição ou de falta de sono.

Porém, quando a reserva de cafeína termina, é preciso pagar a conta que ela deixou. Porém, a única forma de “quitar a dívida” será por meio do sono e do descanso. Sendo assim, evite tomar café à noite ou apenas para se manter acordado na estrada.

Qual é o problema do café?

O problema de tomar café de forma desmedida está na desregulação da cafeína. Conforme os principais estudos e especialistas da área, com o passar do tempo, a produção de adenosina pode se manter desregulada e causar uma sensação de fadiga persistente, mesmo com a falta de cafeína.

Isso acontece, porque o corpo se adapta à maior quantidade da substância e cria mais receptores. A tendência é tomar mais café para tentar suprir esse cansaço crônico. Porém, apenas algumas noites bem dormidas serão capazes de regularizar a situação.

Na prática, tomar café pode te deixar mais cansado com o tempo, devido a essa inundação de adenosina no seu corpo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário