Foi cancelada, sim! Netflix registra queda de assinantes após grande mudança

Diversos usuários optam por cancelar as assinaturas por não concordar com a política de cobrança adicional para compartilhamento de senhas.



A Netflix está sofrendo as consequências de adotar uma nova política de compartilhamento de senhas, que agora solicita uma cobrança extra de R$ 12,90 aos seus assinantes brasileiros. Os usuários não receberam a novidade com entusiamo, logo muitos optam por cancelar as assinaturas. A gigante está sentindo o impacto.

Leia mais: Japão encontra problemão no ChatGPT e manda recado à OpenAI

Adeus, Netflix?

A decisão do streaming até mesmo chamou a atenção do Procon de São Paulo, que solicitou mais explicações sobre a medida. Vale ressaltar que o Procon de Santa Catarina acabou de entrar na história e decidiu multar a empresa em R$ 500 em cada reclamação aberta no estado sobre essa cobrança adicional.

Ao mesmo tempo em que está perdendo usuários, o número de clientes registrados pelas companhias concorrentes está aumentando. Em maio do ano passado, Star+ registrou um aumento significativo de 60% no volume de usuários ativos mensais (MAUs). Tudo isso foi resultado da sua transmissão de campeonatos de futebol.

A plataforma HBO Max também apresentou um crescimento de 33% enquanto o Globoplay teve um aumento de 15%. No mesmo período, a Netflix registrou uma queda de 3%. As informações são do levantamento da Sensor Tower. A pesquisa destacou que a redução no número de assinantes é um movimento exclusivo dos usuários brasileiros, considerando que os números estão estáveis no restante do mundo.

Medida já foi aplicada em outros países

Apesar disso, o Brasil não foi o único que recebeu a medida relacionada ao compartilhamento de senhas. Outros países, como Argentina; Peru; Chile; Costa Rica; República Dominicana; Honduras; El Salvador e Guatemala foram impactados com a política. A empresa destaca que 100 milhões de domicílios acessam a plataforma por meio de senhas compartilhadas. Essa foi uma estratégia para elevar o faturamento, visto que o número de clientes caiu.

Outra ação que a empresa adotou para contornar o problema foi o lançamento de um plano ainda mais barato, com a inclusão de anúncios durante a exibição dos filmes e séries. Aproximadamente cinco milhões de pessoas já assinaram esse pacote.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário