Frente fria deixa moradores em alerta nestas regiões do país

Passagem de uma frente fria deve trazer frio, altos acumulados de chuva e até geadas para diversos estados.



Moradores do Sul do Brasil já perceberam a chegada de uma frente fria que baixou as temperaturas e trouxe chuva aos três estados da região. Ao longo desta semana, a zona avança pelo país e gera mudanças no clima de outros locais, inclusive do norte brasileiro.

Leia mais: Carros populares: Chevrolet anuncia descontos de até R$ 50 mil NESSES modelos

A previsão é de chuvas intensas e queda nas temperaturas, o que pode prejudicar áreas de cultivo no Centro-Oeste. Confira a seguir o que esperar do tempo em cada região do país.

Região Sul

O tempo continua nublado e chuvoso, especialmente no Rio Grande do Sul, onde a mínima pode chegar a 2ºC nas áreas de baixada. As condições para formação de geada continuam até pelo menos quinta-feira (15), quando as temperaturas voltam a aumentar.

Nos estados de Santa Catarina e no Paraná, a mínima prevista é de 4ºC, mas o risco de geada é menor.

Região Sudeste

O alerta para os estados de São Paulo e Minas Gerais é de altos acumulados de chuva, alcançando os 150 mm nos próximos dias. Na faixa leste paulista, o grande volume de água pode provocar transtornos e até deslizamentos de terra.

As temperaturas mínimas vão girar em torno de 7ºC e 10ºC nos estados do Sudeste a partir da próxima quinta, mas não há risco de geada.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, os moradores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso devem se preparar para dias bastante chuvosos e mínimas próximas aos 4ºC. O frio se espalha pelas cidades desses dois estados a partir desta terça (13) e o tempo segue fechado até sábado.

O sul de Goiás terá mínimas em torno de 10ºC, mas as temperaturas voltam a subir no fim de semana.

Região Norte

A friagem que chega ao Norte deve provocar fortes chuvas e um aumento na umidade do ar. No Amazonas e em Roraima, os acumulados devem ficar próximos aos 100 mm nos próximos dias.

O estado de Rondônia será atingido pelo fenômeno conhecido como friagem, que promete derrubar as mínimas para 10ºC. O frio deve persistir até a próxima sexta-feira (16).

Região Nordeste

Enquanto o resto do país enfrenta o frio, o calor persiste no Nordeste e a máxima pode chegar a 37ºC, especialmente na Bahia e no Piauí. No centro-norte de Maranhão e no litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, a previsão é de chuvas de até 60 mm.

A má notícia é que a estiagem continua no interior da região, sem previsão de chuva para grande parte da Bahia, Piauí e centro-sul do Maranhão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário