Frio intenso avança sobre o país: quais regiões serão atingidas nos próximos dias?

Altos volumes de chuva e formação de áreas de instabilidade marcam o início da semana em diversos estados.



A frente fria que chegou ao Sul do país no fim de semana avança por outras regiões ao longo desta semana. A partir desta segunda-feira (12), os paulistas e fluminenses podem dar adeus aos dias ensolarados e sem nuvens que viveram no último fim de semana.

Leia mais: Temperaturas devem subir com El Niño e provocar prejuízo recorde à economia

A previsão é de chuvas entre o Rio de Janeiro e o Amazonas, abrangendo boa parte dos estados brasileiros. Após uma semana de baixa umidade do ar, o tempo seco começa a melhorar.

Avanço do frio

Uma baixa pressão em formação do mar deve provocar a formação de áreas de instabilidades ainda nesta segunda-feira no Sul brasileiro, especialmente entre o leste de Santa Catarina e o Paraná. A passagem da frente fria, que sobe para a região Norte, deve baixar as temperaturas por lá nos próximos dias.

Mas o frio começa de verdade em São Paulo na terça-feira (13), quando a máxima prevista é de 19°C. Nos dias que seguem, a temperatura em terras paulistanas não ultrapassa os 20°C.

Na capital do Acre, Rio Branco, a próxima quarta-feira (14) terá mínima de 14°C e máxima de 20°C. O frio na região deve continuar até sexta-feira (16), quando as temperaturas voltam a subir.

Geada

A possibilidade de geada não foi descartada. No Rio Grande do Sul, o frio causado principalmente por um sistema de alta pressão pode fazer alguns municípios registrarem temperaturas abaixo de zero nesta semana. Além disso, entre terça e quarta-feira, há previsão de geada.

Apesar das temperaturas reduzidas, os termômetros não terão queda brusca em Santa Catarina e Paraná devido ao tempo mais úmido. No entanto, os estados devem enfrentar instabilidades causadas pelo avanço da frente fria e pela ação de um ciclone na próxima quinta-feira (15).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário