scorecardresearch ghost pixel



Google Play expõe 101 aplicativos ‘ladrões de dados’; você também baixou?

Especialistas identificaram uma lista extensa de aplicativos com um vírus que compromete arquivos dos usuários e roubam dados.



Parece que os internautas não têm um dia de tranquilidade, não é verdade? Especialmente ao ter em mente que estão sujeitos a uma variedade de golpes virtuais de diversos tipos. A última que está gerando dor de cabeça nos usuários está relacionado ao minijogo que geralmente aparece como anúncio ao utilizar um aplicativo. A Google alertou!

Leia mais: Multa falsa! Detran alerta sobre novo GOLPE que rouba motoristas

Google revela 101 aplicativos prejudiciais

Eles parecem inofensivos e chamam atenção por prometer entregar recompensas e prêmios para quem completar todas as tarefas que os jogos propõem, no entanto essas plataformas são ferramentas usadas por criminosos para colocar um malware de espionagem nos celulares das vítimas, deixando os arquivos dos smartphones vulneráveis.

Todo esse processo foi descoberto pelos pesquisadores de cibersegurança da Dr.Web. Segundo eles, cerca de cem aplicativos do Google Play Store estavam infectados com esse vírus. É provável que o estrago feito com essa prática maliciosa tenha sido grande, uma vez que as ferramentas foram baixadas mais de 420 mil vezes.

Os pesquisadores explicam que o problema foi identificado na parte de publicidade do sistema Android e aparece principalmente nos minijogos, como girar uma roleta que promete recompensas. Batizado de SpinOK, ele consegue roubar dados e enviar diretamente para os bandidos.

Como o vírus SpinOK atua no celular?

Na tela dos usuários, as vítimas ficam entretidas com os jogos, mas em segundo plano, o vírus instalado procura arquivos importantes no celular, copiam todo o conteúdo e transfere-os para o dispositivo de um hacker. Aplicativos como Noizz e VFly, que são editores de vídeo, bem como outros que prometem dar dinheiro, como Fizzo Novel, CashEM e Tick, são os mais baixados da lista de infectados.

O site GitHub reuniu a lista completa com todos os aplicativos que exibem o vírus.

Vale a pena conferir o link. Caso um deles esteja presente no seu celular, saiba que a recomendação é excluí-lo imediatamente. Além disso, busque um antivírus confiável, pois embora eles tenham sido removidos da loja de aplicativos oficiais e do celular do usuário, o SpinOK ainda pode estar instalado no aparelho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário