A conscientização é uma palavra-chave quando estamos falando de segurança cibernética. Sobretudo, existe uma série de comportamentos que podem fazer com que alguns usuários tenham seus celulares vulneráveis a ataques digitais.
Veja também: Time Android ou time iOS? 4 diferenças entre eles e qual sai ganhando
Nessa direção, separamos alguns comportamentos incomuns no Android que podem significar que o seu celular foi hackeado ou infectado por um vírus. Todavia, estamos falando de possibilidades. Seja como for, são questões que devem ser tratadas independentemente da origem do problema
Sinais de que seu celular foi hackeado ou infectado
1. Anúncios e pop-ups desejados
Caso você esteja percebendo um excesso de anúncios e pop-ups mesmo fora de aplicativos que costumam exibir naturalmente, cuidado. A descrição é recorrente em aparelhos infectados por adware.
Eles podem aparecer na tela inicial, em aplicativos ou na web. Não clique e não faça nenhuma ação dentro deles. Talvez, o problema seja ainda intensificado.
Geralmente, a fonte dos adwares são aplicativos maliciosos que podem estar fantasiados de soluções, induzindo ao engano. Desde já, prefira sempre baixar os aplicativos diretamente na sua loja virtual, como a Play Store (Android) ou Apple Store (iOS).
2. Desempenho lento
Ao mesmo tempo, o desempenho lento é outro sintoma comum. Celulares infectados costumam apresentar maiores dificuldades executando tarefas básicas como a de abrir aplicativos ou de navegar na web. Em especial, a principal suspeita deve ser a piora repentina na realização destas tarefas.
3. Aplicativos desconhecidos na sua tela inicial
Se você perceber aplicativos estranhos que você não baixou anteriormente, atente-se. Eles podem estar atuando em segundo plano e realizando ações sem o seu consentimento. Desinstale-os sem hesitar na sua lista de apps e revise também quais as permissões dadas para ele.
4. Alto uso de dados
Caso você não esteja realizando nenhuma atividade online, mas mesmo assim o seu uso de dados está altíssimo, é um sinal de que o seu celular talvez tenha sido hackeado. Nessa hipótese, há a chance de um aplicativo malicioso em segundo plano estar sugando todos os seus dados.
5. Bateria acabando rapidamente
Naturalmente, com o decorrer do tempo, a bateria desgasta. Embora nem sempre seja motivado por uma infecção ou um ataque hacker, é uma questão a ser observada. De maneira idêntica ao anterior, na possibilidade em que você esteja notando um esgotamento feroz da sua bateria, o seu aparelho pode estar funcionando intensamente em segundo plano sem que você saiba.
Lembre-se: listamos apenas alguns sinais atribuídos a celulares infectados ou hackeados. Em suma, você deve remover aplicativos suspeitas fazer varreduras antivírus, modificar senhas que podem ter sido expostas e, em situações extremas, ponderar restaurar a versão de fábrica.