scorecardresearch ghost pixel



Hortênsias: sabia que é possível manipular a cor das flores? Veja como

Cor das hortênsias pode ser manipulada, mas desde que você aprenda a seguir as técnicas certas. Saiba o que fazer para ter lindas flores.



As hortênsias são verdadeiras joias florais! É impossível não se encantar com tamanha beleza, certo? Elas são capazes de deixar qualquer um apaixonado, principalmente com a variedade de tons que vão do lilás mais delicado aos azuis cintilantes. E a melhor parte é que você pode manipular a cor das hortênsias. Aprenda os truques certos.

Leia mais: Não estão lá à toa! Descubra para que servem as flores dos cactos

Antes de tudo, é preciso saber cuidar muito bem das flores. Só depois é que você deve se preocupar com a mudança das cores. Tudo começa com um plantio muito cuidadoso. Por causa do clima tropical brasileiro, elas merecem ainda mais atenção para que fiquem sempre lindas e saudáveis.

Truque para manipular a cor das hortênsias

Apesar de exigirem alguns cuidados a mais, quem ama hortênsias não encontrará nenhum desafio. Elas podem ser cultivadas nos jardins brasileiros, mas desde que você siga as dicas certas. Por exemplo: para garantir o crescimento saudável das hortênsias, plante-as durante as estações mais amenas, como o outono.

O calor intenso do verão pode prejudicar bastante a planta, que terá mais dificuldade no desenvolvimento.

Por não gostarem de calor, o certo é cultivá-las em áreas de sombra. Certifique-se de que elas recebem no máximo seis horas de sol por dia, preferencialmente durante a manhã ou no fim da tarde, quando está mais fresco. Outro cuidado é com o solo, que precisa estar drenado para que o cultivo seja bem-sucedido.

Precisa ser rico em nutrientes e ter boa drenagem, mas tenha cuidado para não deixar o solo encharcado.

Depois de todos esses cuidados, é hora de falar das cores! Você pode seguir um truque para manipular a cor das suas hortênsias. O segredo está no pH do solo. As azuis prosperam em solos ácidos (pH abaixo de 7), enquanto as hortênsias rosas preferem os solos alcalinos ou neutros (pH acima de 7). Quando o pH do solo está entre 6 e 7, as flores podem exibir tons de roxo ou uma combinação de azul e rosa.

Por isso, o primeiro passo é conhecer o pH atual do solo. Você pode comprar um kit de teste em uma loja de jardinagem ou solicitar um teste profissional. Sendo assim, após conferir, é hora de alterar o pH.

Se você deseja hortênsias azuis, precisará tornar o solo mais ácido. Isso pode ser feito apenas adicionando alguns materiais, como sulfato de alumínio ou sulfato de ferro ao solo. Para as rosas, o solo deve ser mais alcalino, então adicione cal dolomítica ou calcário. Feito isso, siga os demais cuidados e monitore tudo com frequência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário