A Hyundai se uniu à empresa espanhola Rayvolt para criar uma bicicleta elétrica chamada eXXit Next. A bike é equipada com um motor de 250 watts, uma bateria que permite percorrer até 80 quilômetros com uma carga e auxílio de pedalada de até 25 km/h.
Leia também: Hyundai lança SUV por R$ 36 mil: é o MAIS BARATO de 2023?
Além da autonomia, o modelo tem seu charme: a bateria fica discretamente escondida no cano do selim, e a bicicleta pode ser levantada para ser utilizada como uma bicicleta de exercício estacionária. Além disso, há um aplicativo para acompanhar o desempenho durante o treino.
Por enquanto, nada de data para chegar no Brasil, no entanto. O lançamento da Hyundai é exclusivo para o mercado francês e tem um preço aproximado de R$ 18,8 mil em conversão direta para a nossa moeda.
Bicicleta elétrica da Hyundai é fruto de parceria
Com o lançamento, a Hyundai se junta a outras montadoras que estão expandindo suas marcas para incluir bicicletas elétricas. A bicicleta eXXit Next é uma parceria com a empresa espanhola Rayvolt e faz parte da linha eXXite.
Apesar de ter um quadro mais robusto, as baterias são discretas e não são perceptíveis para aqueles que não têm um olhar treinado. O sistema oculto tem capacidade para proporcionar até 80 quilômetros de autonomia, atingindo uma velocidade máxima de 25 km/h. Além disso, um sistema de segurança desativa o acelerador quando o usuário excede essa velocidade, evitando acidentes.
Um ponto importante é que o motor de 250 watts serve para auxiliar na pedalada, não transformando a bicicleta em uma moto. A bateria fica escondida no tubo abaixo do selim e tem uma voltagem de 36 volts, com capacidade de 14 Ah.
Para uso em casa ou no trabalho, a bicicleta elétrica possui um acessório que eleva uma das rodas, transformando-a em uma estação de treinamento.
Na França, os consumidores têm a opção de alugar a bicicleta ou adquiri-la pelo valor de 3.490 euros.
*Foto: Hyundai/Divulgação