Com certeza, você já ouviu a seguinte questão ao fazer alguma compra no comércio: CPF na nota? Bem, saiba que o hábito pode acarretar diversos benefícios e descontos. Assim, ao informar o número na nota fiscal de uma compra, o consumidor pode recuperar créditos em compras, visto que parte do ICMS é devolvido na hora.
Leia mais: CPF na nota: é preciso incluir a informação para melhorar o score?
Os benefícios funcionam como uma espécie de cashback para os clientes. Além disso, algumas lojas ofertam descontos exclusivos, como 10% no valor do IPVA do ano seguinte. Em alguns estados, é possível obter descontos no IPTU, uma medida extremamente vantajosa, uma vez que o valor do tributo anual está cada vez mais caro.
Ademais, ao informar os números para a nota, é possível concorrer a sorteios e ganhar prêmios.
Houve um caso onde um cidadão já chegou a levar um milhão ao vencer um sorteio, somente por inserir o seu CPF no cupom. Quanto mais notas tiverem o seu CPF, maiores são as chances de conseguir se beneficiar com o hábito.
Qual a importância do CPF na nota?
Ao informar o número à nota, a Receita Federal consegue identificar as contribuintes. É por meio desse processo que o Fisco consegue identificar se o cidadão deve algo ou não ao Estado. Ademais, ao registrar o CPF no cupom, os cidadãos podem verificar se o estabelecimento está prestando as contas devidamente ao governo.
Isso, devido ao fato de que será por meio do cupom fiscal que os impostos serão gerados para o estabelecimento. Dessa forma, a medida foi proposta pelo governo principalmente para evitar que os estabelecimentos soneguem os impostos e para que sigam arcando com os tributos devidos.
Ao ser questionado sobre os custos com premiações e descontos, a equipe de Lula informou que os gastos compensam, visto que se há uma menor taxa de sonegação de impostos por parte dos estabelecimentos, maior será o retorno para os cofres públicos. Dessa forma, tanto o governo quanto os clientes conseguem ganhar com a medida.