INSS começa a conceder pensão por morte de forma automática

Concessão do benefício oferecido aos dependentes de um trabalhador falecido deve ficar mais fácil com a mudança no sistema.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a concessão automática da pensão por morte aos dependentes de segurados falecidos. A primeira liberação usando o novo sistema ocorreu na última sexta-feira (16) e contemplou um viúvo de 79 anos que vive na cidade de Solânea, na Paraíba.

Leia mais: Se você é MEI e quer comprar um carro, não perca o desconto de 30%

O idoso solicitou o benefício por meio do aplicativo Meu INSS e precisou aguardar 10 dias para conclusão da análise do pedido. Ele então recebeu a notícia de que os pagamentos foram aprovados.

O INSS também informou que uma viúva de 39 anos, moradora do Rio de Janeiro, teve a pensão por morte regularizada dentro do mesmo prazo. Seu marido tinha 18 meses de contribuição ou mais na data do falecimento, e a relação dos dois no momento da morte já existia há mais de dois anos.

Concessão automática

O benefício é pago aos dependentes dos segurados que vivem na área urbana após seu falecimento. O direito existe mesmo que o cidadão ainda não esteja aposentado, observando as regras estabelecidas pelo INSS.

O novo procedimento permite que a análise do pedido seja feita de forma automática, otimizando a avaliação e tornando-a mais assertiva. O sistema deve resultar em menos erros, além de reduzir o prazo de espera pela resposta do órgão.

O instituto utiliza dados que já constam no seu sistema para avaliar o pedido, mas também pode consultar informações em outras bases de dados. Assim, consegue concluir o processo com mais rapidez e eficiência.

Como solicitar a pensão por morte

Para entrar com o pedido, o dependente precisa ter o número do CPF da pessoa falecida e de seus dependentes. No caso de procurador ou representante legal, também é preciso apresentar a procuração ou termo de representação, além de um documento de identificação com foto e o CPF do procurador ou representante.

O INSS também pode solicitar documentos adicionais para comprovar o tempo de contribuição, bem como para comprovar os dependentes.

Após reunir a documentação, veja como solicitar a pensão por morte:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS;
  • Toque no botão “Novo Pedido”;
  • Informe o nome do serviço/benefício desejado;
  • Clique no nome do serviço/benefício (pensão por morte);
  • Leia as informações e avance;
  • Siga as instruções para enviar os documentos e concluir o pedido.

O acompanhamento da solicitação pode ser feito no app Meu INSS, no menu “Consultar Pedidos”,




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário