Se você estava esperando por temperaturas mais quentes neste fim de semana, temos uma má notícia! De acordo com a previsão do tempo, a frente fria continuará afetando o Sudeste nesta sexta-feira (16) e durante o fim de semana, causando chuvas intensas entre o Rio de Janeiro e a Zona da Mata Mineira.
Veja também: Conta de luz vindo cara? Vilões podem ser estes 10 eletrodomésticos
Ademais, a presença de um ciclone na costa catarinense poderá gerar chuvas significativas durante a madrugada, tanto no norte do Rio Grande do Sul quanto no sul de Santa Catarina. Além disso, o fenômeno causa também ventos fortes, podendo chegar a velocidades de até 105 km/h.
Assim, os transtornos podem acontecer não apenas nas áreas litorâneas, mas também em cidades em toda a faixa leste. Atenção para os banhistas: o mar permanecerá bastante agitado, gerando ondas de até 3,5m de altura entre o Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC), conforme divulgado pela Marinha.
Trégua das chuvas?
Conforme as instabilidades se movimentam em direção ao oceano, uma massa de ar seco passa a predominar nas regiões oeste do país, atingindo desde o Rio Grande do Sul até o Mato Grosso. Com isso, não há previsão de chuvas para os próximos dias. O tempo fica firme também nas regiões que vão desde o Acre até o interior nordestino.
No entanto, ainda há chances de chuva no Rio Grande do Sul, principalmente no nordeste do estado e mais próximas ao litoral. A previsão do tempo indica que essas áreas receberão um alto volume entre sexta (16) e sábado (17), devido à atuação do ciclone formado na costa. Contudo, o fenômeno começa a se afastar no fim de semana, levando consigo as chuvas.
Em relação às temperaturas, o frio começa a diminuir de forma gradual e suave. Mesmo com o tempo seco, não há força o suficiente para a ocorrência de geada, nem mesmo nas áreas mais altas do país. Assim, o clima começa a esquentar de forma discreta, ainda sendo preciso levar aquela blusa de frio ao sair de casa neste fim de semana!