Uma das tarefas mais trabalhosas depois de preparar uma refeição, certamente é lavar a louça. Nesse sentido, muitas pessoas acabam limpando sem capricho cada recipiente que foi utilizado. Contudo, essa prática pode levar a contaminações, além de diminuir a durabilidade de certos materiais. Descubra como higienizar seus potes, para acabar com todas as bactérias e demais microrganismos.
Veja também: Chega de sofrer! Mistura caseira com bicarbonato é ótima para limpeza pesada
Estas são as melhores maneiras de higienizar potes
1. Recipientes de vidro e refratários
Para higienizar recipientes de vidro, comece removendo qualquer resíduo de alimento ou sujeira presente. Em seguida, lave-os com água morna e sabão neutro, esfregando bem para remover quaisquer manchas ou odores.
Caso tenha acumulado muita gordura, deixe em uma panela com água fervente de 10 a 20 minutos. Por fim enxágue com água limpa, secando completamente antes de guardá-lo no armário, próximo de outros objetos.
2. Potes de plástico que ficaram na geladeira
Quanto aos potes de plástico, comece deixando-os em uma bacia com água em temperatura ambiente e água sanitária. Por fim, esfregue sua superfície utilizando uma esponja ou escova macia, com detergente.
Certifique-se de limpar bem as áreas mais difíceis de alcançar, como as bordas e os cantos. Evite utilizar produtos abrasivos e água, pois essas substâncias costumam danificar o plástico, que libera elementos tóxicos.
3. Vasilhas de alumínio, panelas e outros materiais
A higienização de vasilhas de alumínio também exige cuidado para não riscar ou comprometer revestimentos antiaderentes. Priorize o uso de água morna, deixando de lado a palha de aço e outros itens agressivos.
Se houver manchas ou marcas difíceis de remover, você pode utilizar uma solução de água e vinagre branco para ajudar na limpeza. Use a parte amarela da esponja e deixe as panelas secarem completamente antes de guardar.
É fundamental seguir as instruções do fabricante para garantir a higienização correta dos diferentes tipos de potes. Portanto, considere os materiais utilizados em sua fabricação e procure se informar sobre a manutenção adequada.