Não consumir proteína conforme suas necessidades pode afetar negativamente sua saúde. Sendo assim, avalie suas necessidades proteicas, principalmente em dietas veganas e vegetarianas. É preciso estar atento à capacidade do seu corpo de absorver vitaminas e minerais responsáveis pelo funcionamento do metabolismo. Estes são os sinais de que você está comendo pouca proteína.
Veja também: Compulsão alimentar: CUIDADO, a culpa pode estar nestes 6 alimentos
Veja alguns sinais de que você está consumindo pouca proteína:
1. Cansaço excessivo
A fadiga constante é um dos sintomas mais comuns da deficiência de proteínas no sangue. A proteína desempenha um papel fundamental na produção de energia, e a falta dela pode levar a uma sensação persistente de cansaço e falta de vigor.
2. Queda de cabelo
A queda de cabelo também revela problemas ligados a fontes proteicas, dado que os fios são compostos por proteínas. Dessa forma, a ausência de uma alimentação equilibrada impacta diretamente os folículos capilares.
3. Baixa imunidade
A baixa imunidade costuma ser resultado de diversos fatores, incluindo maus hábitos alimentares. Isso acontece porque os anticorpos e células imunológicas são compostos de aminoácidos, e a falta deles compromete a sua proteção.
4. Perda de massa muscular
A perda de massa muscular é outro sinal importante de que a proteína não está sendo consumida em quantidade suficiente. Essas moléculas são indispensáveis para a construção e reparação dos músculos.
5. Flatulência e prisão de ventre
Problemas digestivos, como gases e prisão de ventre, indicam que você não está ingerindo fibras. Desse modo, a regularidade do trânsito intestinal fica comprometida, interrompendo a digestão de diversas substâncias.
6. Dificuldade de concentração
Além disso, a falta de proteína afeta a função cognitiva e a capacidade de concentração. Geralmente, alimentos ricos em proteína concentram B12, indispensável para as funções do sistema nervoso central.
Se você apresenta algum desses sintomas, não deixe de procurar um médico e melhorar seus hábitos alimentares. Nesse caso, não negligencie sua saúde e caso tenha alguma restrição alimentar, consulte um nutricionista.