scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa analisa desenvolvimento de crianças vegetarianas

Pesquisadores compararam o desenvolvimento de crianças vegetarianas com as que possuem dieta baseada em carnes. O resultado levantou algumas surpresas e hipóteses.



Um tema muito polêmico entre os pais do mundo inteiro está em adequar a dieta dos filhos. As pessoas que aderem a uma dieta estritamente vegetariana gostariam que seus filhos seguissem a mesma ideologia desde pequenos. No entanto, estudos divergem sobre qual seriam os melhores nutrientes para uma dieta saudável e nutritiva para as crianças. Será que há problemas em uma criança ser vegetariana?

Veja também: Como preparar feijão com maçã e quais os benefícios?

Existe algum problema em uma criança ser vegetariana? Descubra hoje

Uma pesquisa publicada na revista especializada Pediatrics revelou que crianças vegetarianas apresentaram desenvolvimento semelhante ao das crianças que comem carne. A principal diferença notada pelos pesquisadores estava no peso geral. As crianças vegetarianas apresentavam maior chance de estarem abaixo do peso ideal.



“Nos últimos 20 anos, vimos uma crescente popularidade das dietas à base de vegetais e um ambiente alimentar em mudança com mais acesso a alternativas vegetais. No entanto, não vimos pesquisas sobre os resultados nutricionais de crianças seguindo dietas vegetarianas no Canadá”, disse Jonathon Maguire, pediatra do St. Michael’s Hospital of Unity Health Toronto. Ele é o principal autor do estudo mencionado acima.

Crianças vegetarianas apresentaram falta de ferritina

Outra diferença apontada foi o baixo nível de ferritina no corpo. Vitamina D também estava em níveis bem abaixo dos esperados.  Esses dados evidenciam uma necessidade maior de suplementação alimentar nas crianças vegetarianas.



Com isso, entende-se que a dieta pautada em produtos de origem animal fornecem mais elementos necessários para a boa saúde do organismo. “As crianças que estavam abaixo do peso tanto nos grupos vegetarianos quanto não-vegetarianos eram semelhantes e eram mais jovens em idade e de ascendência asiática”, disse Amy Kimberlain. “Na Índia, os gráficos de crescimento das crianças diferem dos gráficos de crescimento dos EUA. Espera-se que uma menina média de 5 anos na Índia pese 17 quilos e tenha cerca de 1,08 metro de altura. Nos EUA, uma menina média de cinco anos do mesma altura deve pesar 18 quilos”.

Mais estudos devem versar sobre o tema para aprofundar melhor o entendimento sobre as crianças vegetarianas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário