Você é daqueles que não dispensa uma visita mensal à barbearia para cuidar do visual? Revistas, gel, navalhas e espelhos são elementos essenciais nesses estabelecimentos, criando o ambiente perfeito para transformar o seu estilo. Mas você já parou para pensar no significado por trás das cores que iluminam o local?
Veja também: Silva, Ribeiro e mais: 11 sobrenomes populares e seus significados ‘secretos’
Vermelho, branco e azul: as cores presentes nos postes das barbearias
Seja atendido por barbeiros experientes, que conhecem seus clientes desde a infância, ou por jovens talentosos que estão começando sua carreira, todas as barbearias têm algo em comum: as cores vermelho, branco e azul.
Independentemente de estar em uma barbearia moderna, onde o reggaeton e o hip hop tocam o dia todo, ou em uma barbearia clássica, onde as músicas de Agustín Lara, Roberto Carlos e Pedro Infante são as preferidas, essas cores estão presentes. As cores vermelho, verde e azul podem ser encontradas nas paredes, nas cadeiras e até mesmo nos postes de barbeiros.
Mas, afinal, de onde vem essa tradição?
Segundo informações do BARBERAPP – O APP da sua Barbearia e da Pivot Point, especialistas em beleza, moda e cortes de cabelo, o uso dos postes de barbeiro remonta à Idade Média. Naquela época, os barbeiros não só cuidavam do cabelo, mas também realizavam pequenas cirurgias, como extração de dentes. Esses postes eram usados para secar os panos ensanguentados após as operações.
Os barbeiros viajavam de cidade em cidade oferecendo seus serviços, e eram reconhecidos pelos clientes graças aos postes onde penduravam as toalhas manchadas de sangue. De acordo ainda com os especialistas em beleza, o poste da barbearia representa o bastão que os clientes precisavam segurar para extrair o sangue de suas veias antes das cirurgias.
As cores e a sua simbologia
O vermelho simboliza o sangue derramado pelos pacientes, o branco representa as ataduras usadas para estancar a hemorragia e o azul simboliza as veias cortadas. Acredita-se que a cor azul tenha sido adicionada nas barbearias dos Estados Unidos, Reino Unido e França como um gesto patriótico, em referência às cores de suas respectivas bandeiras.
Agora que você conhece o significado por trás dessas cores, aproveite sua próxima ida à barbearia e admire os postes que contam a história dessa antiga profissão. Deixe-se envolver pela tradição e saiba que o cuidado com o seu visual tem raízes históricas profundas.