Uma boa qualidade do sono impacta diretamente no nosso ânimo ao acordar. Antes de nos deitarmos para dormir, precisamos estar atentos com alguns detalhes que influenciam diretamente no sono — mesmo que as pessoas desconheçam dos efeitos.
Veja também: Após saber destes 4 riscos, você nunca mais dormirá com o celular do lado
Nesse sentido, você sabia que a luz — inclusive a emitida pelo seu celular — interfere na qualidade do seu sono? Comentaremos sobre como ela impacta diretamente no nosso sono.
Como a luz influencia na qualidade do sono? E o celular?
Para responder à pergunta, nada melhor do que recorrer até uma organização voltada ao sono, cujo objetivo é fornecer informações sobre questões relacionadas à saúde.
Segundo detalhes provenientes da Sleep Foundation, a luz influencia diretamente o nosso ritmo circadiano, a produção de melatonina e o ciclo do sono.
O Ritmo Circadiano, também conhecido como Ciclo Circadiano, é o nome atribuído ao que conhecemos como um relógio interno de 24 horas que coordena diversos processos no corpo, incluindo o sono.
Quando essa luz entra em nossos olhos, ela é percebida por um grupo de células na retina, a responsável por identificar a luz e transmitir informações ao cérebro. A luz então é transportada para o nosso dispositivo cerebral e interpretada como informações sobre a hora do dia.
Em situações nas quais estamos expostos à luz natural, o nosso ritmo circadiano fica sincronizado com o nascer e o pôr do sol, na qual ficamos acordados durante o dia e dormindo quando está escuro. Entretanto, é algo que foi mudando nos últimos anos com os aparelhos eletrônicos. Especialmente, a exposição à luz artificial.
A exposição à luz artificial — como smartphones, tablets, computadores e televisões — pode interferir na regulação do ritmo circadiano ao suprimir a produção da melatonina, um hormônio que auxilia na indução do sono.
Como resultado, os usuários podem ter maiores dificuldades em adormecer ou até mesmo ter distúrbios do sono, como a insônia. Por outro lado, há estudos que indicam que a exposição da luz natural ajuda na melhora do humor e na luta contra a insônia.
Outros riscos da exposição à luz artificial, segundo a Sleep Foundation
A exposição em excesso pode ter outros efeitos além de prejudicar o sono. É citado além de induzir outros impactos à saúde, como piora do metabolismo, ganho de peso, problemas cardiovasculares e até risco elevado de câncer, segundo a Sleep Foundation.
Ademais, é evidente que os ritmos circadianos estão relacionados ao humor e a saúde mental das pessoas, visto que podemos acordar cansados.
Por fim, é preferível, caso os usuários precisem utilizar estes aparelhos na madrugada, que optem por ativar filtros de luz azul, ou já tenham algum monitor que carrega, em suas especificações, pouca luz artificial. Para quem trabalha na frente dos computadores, é essencial ter os danos mitigados.