O Nubank está enviando uma alerta para os seus clientes. Por meio de um e-mail, a fintech alertou sobre o golpe do falso atendente, disponibilizando um site exclusivo para que os consumidores possam denunciar as tentativas de golpe. Recentemente, o Nubank esteve envolvido em uma polêmica sobre golpes financeiros, visto que diversos usuários do banco digital foram vítimas.
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A situação tomou proporções inesperadas, fazendo com que organizações de defesa do consumidor solicitassem esclarecimentos da empresa. Dessa forma, com o intuito de alertar os seus consumidores sobre a prática e diminuir a quantidade de golpes utilizando o nome da fintech, o banco está enviando diversos comunicados.
Como agir em caso de golpes?
No último e-mail enviado, o Nubank alerta sobre um golpe recente e específico: o do falso atendente. Em uma ligação, os criminosos fingem ser atendentes da empresa e solicitam informações e transferências dos clientes para confirmar possíveis operações ou evitar problemas.
Nestes casos, o Nubank informa que nenhuma instituição financeira entra em contato solicitando informações privadas, como número da conta, senha, códigos enviados por e-mail ou por apps de mensagem. Além disso, a fintech alerta que o usuário não deve, jamais, realizar uma operação financeira a mando dos criminosos.
Desse modo, caso você receba uma ligação dessa, o recomendado é cortar a comunicação, seja ela por texto por ligação. Em seguida, entre em contato com o banco para confirmar a natureza e a veracidade do contato. Ademais, é extremamente importante não clicar em nenhum link enviado ou baixar e instalar aplicativos por meio dessas conversas.
Plataforma de Denúncias
Pensando em facilitar as denúncias, o Nubank criou uma plataforma específica para que os usuários denunciem os golpes envolvendo o nome da fintech. Assim, o intuito é de identificar os crimes e diminuir o número de vítimas. Por meio da plataforma, é possível relatar casos de:
- Empréstimo falso;
- Curso online falso;
- Contato de falsos atendentes ou funcionários do Nubank;
- Esquema de pirâmides financeiras;
- Boleto falso;
- Perfis “clonados” ou “invadidos”;
- Compras falsas em site que favoreçam uma conta Nubank.