Mais um grande feito para o Nubank: o banco digital foi a instituição que mais recebeu dados por meio do “open finance” neste ano. Isso significa, na prática, que mais clientes do banco confiaram em compartilhar seus dados financeiros e registros de outros bancos em troca de melhores condições.
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Desbancando os tradicionais bancões, o Nubank foi o destinatário de 46% das chamadas de API (Interface de Programação de Aplicações) realizadas entre janeiro e 26 de maio no sistema financeiro aberto, de acordo com informações da estrutura de governança do ecossistema. Durante esse período, o Nubank obteve informações de outras instituições em cerca de 7,4 bilhões de vezes.
Banco digital tem larga vantagem frente ao Itaú
O Nubank se destaca em relação ao segundo colocado, o Itaú, que recebeu 23% das chamadas. Em seguida, estão o Banco do Brasil (14%), Mercado Pago (7%) e Bradesco (4%).
As APIs são essenciais para a conexão e troca de informações entre os sistemas das instituições financeiras. Elas funcionam como um padrão de comunicação dentro do ecossistema de open finance. O ranking considera os volumes da fase 2 de implementação, quando os dados dos clientes passaram a ser compartilhados entre os participantes, mediante consentimento do usuário.
E tem mais: segundo a Valor, além de receber dados, o Nubank também se destaca como transmissor de informações por meio de chamadas de API no sistema. Embora a diferença seja menor nesse caso, o banco digital ainda lidera, representando 18% das chamadas ao longo do ano. O Itaú fica em segundo lugar de novo, com 14% das chamadas. O Mercado Pago detém 13% do total, seguido pelo Santander com 12% e a Caixa com 11%. Esses números refletem a participação ativa do Nubank na troca de informações no ecossistema financeiro.