A música sempre desempenhou um papel importante na criação de atmosfera, ao influenciar o comportamento das pessoas. Sendo assim, muitas lojas deixam uma playlist tocando para proporcionar uma experiência agradável. No entanto, será que o som realmente agrada os clientes e gera efeitos positivos? Um grupo de pesquisadores encontrou a resposta que todos queriam saber. Confira.
Veja também: Grandes varejistas estão fechando lojas nas metrópoles; veja o motivo
Pesquisa revela que música aumenta vendas em 10%
Uma pesquisa recente revelou um aspecto interessante relacionado ao impacto da música nas vendas. Segundo o Universidade de Bath, a presença de canções no ambiente de uma loja pode aumentar as vendas em até 10%.
Escolher boas faixas costuma elevar o estado de espírito dos clientes, tornando-os mais dispostos a gastar. Portanto, um comerciante não deve ignorar esse fator que tem a possibilidade de aumentar de forma significativa seu faturamento.
Por que você gasta mais quando está ouvindo música?
Essa pesquisa feita por uma universidade escocesa avaliou um supermercado em Estocolmo, na Suécia. Sendo assim, observaram o volume de vendas das 7h às 23h, comparando os dias que havia música e outros sem o estímulo sonoro.
Um dado curioso é que essa observação se aplicou para o período de segunda a quinta-feira. Nos finais de semana, os consumidores permaneceram menos sensíveis às canções que tocavam nos corredores.
Os especialistas explicaram que isso tem a ver com a rotina de trabalho dos clientes. No final da tarde, quando parte da população sai das empresas, a música cria um efeito relaxante depois de um dia cheio de tarefas e obrigações.
Você tem uma loja? Teste este truque para aumentar as suas vendas
Se você tem uma loja ou pretende criar um comércio, esteja atento a esses detalhes no espaço de compras. Faça uma seleção cuidadosa de músicas alinhadas com o perfil dos seus clientes e crie a playlist ideal.
É importante ressaltar que a música sozinha não é garantia de sucesso, mas é uma ferramenta poderosa de tornar seu produto ou serviço mais atrativo.