No exterior é comum o uso de óleo de cozinha em formato de spray para usar no preparo de alimentos. O que ninguém esperava era que alguns motoristas pudessem utilizar o produto para aplicar no automóvel.
Veja também: Top 5 carros populares por menos de R$ 20 mil em 2023; veja a lista
Contudo, é exatamente isso o que tem acontecido em diversos locais e a moda pode chegar até o Brasil, mesmo que não seja com o produto em spray. Na verdade, o produto está sendo aplicado na parte da frente do carro. Entenda para que isso serve.
Por que tanta gente está aplicando óleo de cozinha no carro
O óleo em spray é utilizado, geralmente, para untar formas e aplicar na parte de cima de carnes e alimentos assados. Ele é composto por água e óleo de canola. Acredita-se que essa fórmula seja capaz de criar uma película protetora contra os insetos. Na prática, seria como se ficasse mais fácil limpar a sujeira que insetos e alguns detritos ocasionam no carro durante uma viagem, por exemplo.
Quem pega estrada à noite sabe muito bem do que estamos falando. Afinal e contas, os faróis acessos funcionam como atrativos para diversos insetos, os quais se chocam e acabam grudados nos vidros, lataria e no próprio farol.
Como aplicar a receita?
De acordo com a imprensa local da Austrália, tudo começou com a dica de um funcionário de concessionária. O homem teria dito para aplicar o spray de óleo de cozinha antes de uma viagem. No entanto, seria necessário lavar o carro no final do dia ou logo após a viagem.
O caso foi parar nas redes sociais e muitos comentários “comprovaram” o truque, já que inúmeros usuários relataram sucesso.
Atenção com o óleo de cozinha no carro
Por outro lado, muitos especialistas recomendam não seguir essa dica e jamais aplicar óleo de cozinha no carro. Não é garantido que a pintura do veículo não será comprometida dessa maneira.
Além disso, se o motorista deverá lavar o carro depois da viagem, por que não apenas lavar para tirar os insetos. Isso vai economizar o óleo de cozinha, inclusive.