O corpo humano é uma máquina incrível composta de órgãos que trabalham juntos para nos manter vivos e saudáveis. Porém, você sabia que existem partes do nosso corpo que não são necessárias para a nossa sobrevivência? Exploraremos alguns dos órgãos que conseguimos sobreviver sem.
Leia mais: Ama mirtilos? Cuidado, eles podem não ser tão saudáveis quanto parecem
1. Baço
O baço é um órgão localizado na parte posterior esquerda do abdômen, abaixo das costelas. Ele executa várias funções, incluindo:
• Armazenamento e reciclagem de glóbulos vermelhos
• Armazenamento de glóbulos brancos e plaquetas
• Filtra e remove bactérias e outras partículas do sangue
Embora útil, o baço não é essencial à vida. Se for removido devido à lesão ou doença, o corpo pode compensar. O fígado assume a responsabilidade de reciclar os glóbulos vermelhos, enquanto outros tecidos linfoides do corpo assumem a função imunológica do baço.
2. Órgãos genitais
Os órgãos reprodutivos são os testículos e os ovários. Eles são responsáveis pela reprodução assim como produzem hormônios que regulam o corpo.
A remoção de um ou mais desses órgãos geralmente ocorre devido a câncer, ou outros problemas de saúde. A remoção de um não afeta a capacidade de ter filhos se o outro estiver funcionando normalmente. Além disso, sua falta não costuma afetar a expectativa de vida.
3. Vesícula Biliar
A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado abaixo do fígado que armazena a bile produzida pelo fígado. A bile é usada para digerir gorduras e é liberada no intestino quando necessário.
Ela pode ser removida para cálculos biliares ou outros problemas. Neste caso, o fígado continua a produzir bile, que é liberada diretamente no intestino. A maioria das pessoas que fazem essa cirurgia pode levar uma vida normal, embora precisem fazer algumas mudanças na dieta.
4. Rins
Embora a maioria das pessoas tenha dois rins, é possível viver com apenas um rim ou mesmo sem nenhum rim (diálise). A diálise é um tratamento que desempenha as funções dos rins tais quais:
• Filtrar o sangue
• Manter o equilíbrio hídrico e eletrolítico
• Elimina resíduos do corpo na forma de urina
5. Dentes do siso
Os dentes do siso são os terceiros molares localizados na parte posterior da boca. Estes são os últimos dentes a se formar e geralmente aparecem entre os 17 e 25 anos.
Muitas pessoas têm seus dentes do siso removidos devido à dor, inflamação ou falta de espaço na boca. A remoção dos dentes do siso geralmente não causa problemas a longo prazo.