scorecardresearch ghost pixel



Pais da geração Z estão em pânico após polêmica envolvendo o WhatsApp

Novo recurso do WhatsApp quer reforçar a privacidade no aplicativo. O acesso às conversas somente por senhas preocupa alguns pais.



Uma nova função do WhatsApp não foi muito bem recebida pelos pais dos adolescentes no Brasil e agora é motivo de preocupação. O novo recurso permite que os usuários protejam as conversas com senhas. Por mais que seja uma questão positiva para a privacidade, a novidade dificulta a supervisão dos conteúdos acessados pelos mais jovens.

Leia mais: Você não usa 100% do WhatsApp: 7 funções secretas que facilitam a vida

Para facilitar a comunicação com os filhos ao longo do dia e permitir que eles tenham mais momentos de interação com os amigos, mesmo que a distância, muitos pais liberam o uso de celulares pelos filhos. Crianças e adolescentes estão sempre conectados. Por isso, o novo recurso do WhatsApp causa tanta preocupação.

Conversas com senhas

A função foi pensada para garantir mais segurança aos usuários do mensageiro, afinal de contas, ao proteger as conversas com senhas, em casos de roubo do celular, por exemplo, essa é uma coisa a menos para se preocupar. A questão é que nem todo mundo aprovou a mudança.

Os pais de adolescentes, principalmente, ficaram de cabelo em pé ao descobrir a possibilidade, que pode dificultar o acompanhamento e a supervisão de alguns papos. É bem verdade que os especialistas em segurança pública, tecnologia e pedagogia reforçam a importância do monitoramento por parte dos pais.

Afinal, muitos crimes são praticados por meio das redes sociais.

Muitos pais criaram o hábito de acompanhar tudo o que os filhos fazem na internet, inclusive, conseguem monitorar as conversas pelo WhatsApp. E mais do que isso, é fundamental orientar a todos sobre os perigos online. Também é preciso encontrar um equilíbrio entre proteção e privacidade, ainda mais com essa novidade do WhatsApp.

O protetor de conversas com senhas permite que as pessoas “tranquem” um bate-papo sempre que considerarem necessário, por questões de privacidade ou coisa do tipo. Para ver a conversa, será preciso indicar um código PIN ou só dará para acessá-la por meio da biometria.

Por isso, com o novo recurso, os pais mais do que nunca devem reforçar a conversa com os filhos e orientá-los sobre os riscos que estão na internet, como os golpes, crimes de pedofilia online e vários outros. Só assim será possível encontrar o melhor equilíbrio entre a proteção e privacidade das pessoas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário