O Palmeiras mostrou que é forte candidato ao título da Copa Libertadores após derrotar o Barcelona de Guayaquil (Equador) por 4 a 2 de virada, nesta quarta-feira (7) no Allianz Parque, para garantir a classificação para as oitavas de final.
Leia mais: Dívida dos clubes brasileiros de futebol ultrapassa R$ 11 bilhões em 2022
Os três pontos mantiveram o Verdão na vice-liderança do Grupo C, agora com 12 pontos, mesma pontuação do líder Bolívar (Bolívia), com o qual fará um duelo direto pela primeira posição da chave no 29 de junho em São Paulo.
Apesar de ficar com a vitória final, a equipe do técnico português Abel Ferreira viu o Barcelona abrir uma vantagem de dois gols graças ao atacante Fydriszewski, que superou o goleiro Weverton aos 32 e aos 37 minutos da etapa inicial.
Mas, se a etapa inicial foi dos visitantes, o segundo tempo foi todo do Palmeiras, que iniciou a sua virada com menos de um minuto de bola rolando, quando Raphael Veiga levantou a bola na área para gol de cabeça do zagueiro paraguaio Gustavo Gómez. Aos 12 veio o empate, com Piquerez, que aproveitou sobra de bola para finalizar de esquerda. Aos 24 é Artur que aproveita rebote para marcar o seu de cabeça. O placar recebe números finais aos 40, graças a gol do garoto Endrick.
Derrota na Argentina
Quem ainda busca a classificação é o Fluminense, que foi até o estádio Monumental de Ñunez para medir forças com o River Plate (Argentina). Em jogo que teve transmissão da Rádio Nacional, o Tricolor não atuou bem e acabou derrotado por 2 a 0. Porém, mesmo com o revés a equipe das Laranjeiras permaneceu liderando o Grupo D, com 9 pontos.
Após perder para o River, graças a gols de Beltrán e Barco, o Fluminense buscará a classificação diante do Sporting Cristal (Peru) no dia 27 de junho em partida que será realizada no estádio do Maracanã.
Uma equipe que teve uma noite para esquecer foi o Corinthians, que foi até o Estádio Banco Guayaquil, em Quito (Equador), e foi derrotado por 3 a 0 pelo Independiente Del Valle para ser eliminado da competição continental.
Com o revés fora de casa, a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo permaneceu com quatro pontos, na terceira posição do Grupo E, sem possibilidades de alcançar os equatorianos, que ocupam a segunda posição da classificação com nove pontos quando falta apenas uma rodada a ser disputada nesta etapa. No seu último compromisso pela atual Libertadores, o Timão recebe o lanterna Liverpool (Uruguai) em Itaquera no dia 28 de junho.
A vitória do Del Valle começou a ser construída aos 16 minutos do primeiro tempo com um belo gol de Hoyos, que pegou de primeira após cruzamento de Sornoza. Sete minutos depois o camisa 11 da equipe do Equador voltou a vencer o goleiro Cássio. O terceiro gol saiu apenas na etapa final, e foi obra de um velho conhecido da torcida do Corinthians, o meio-campista Sornoza, com uma batida de primeira aos 23 minutos.
Agência Brasil