scorecardresearch ghost pixel



Parceria entre Fiocruz e Unicef resulta em 50 mil vagas para curso online

Curso gratuito e online é voltado para profissionais de todo o Brasil que desejam se capacitar para prover saúde mental aos jovens e adolescentes. Veja como se inscrever.



A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançou recentemente o curso de aperfeiçoamento em saúde mental e atenção psicossocial de adolescentes e jovens, que está disponível na plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Leia mais: Mais de 1.200 vagas de emprego para Analista de TI; ganhe até R$ 10 MIL!

As aulas, que são totalmente gratuitas e online, têm como intuito desenvolver habilidades em profissionais de educação, assistência social, saúde, segurança pública, cultura, esporte e outras áreas que atuam propriamente com adolescentes e jovens, para que seja possível promover uma maior qualidade de saúde mental.

Veja mais detalhes de como participar ao longo do texto.

Curso gratuito

Segundo informações do portal da Fiocruz, o curso é dividido em seis módulos, totalizando 180 horas de carga horária. Ao concluir o estudo dos módulos, os alunos terão acesso ao certificado após a realização de uma avaliação objetiva. Os participantes têm até 30 de dezembro de 2023 para concluir as aulas.

As candidaturas podem ser enviadas pelo site.

São 50 mil vagas disponíveis preenchidas por ordem de inscrição.

A pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul e responsável técnica pelo curso, Sílvia Helena Moraes, explicou que o conteúdo foi pensado para fornecer informações de qualidade sobre saúde, psicologia e adolescência, além disso, eles queriam criar e fortalecer as redes de apoio emocional nesses ambientes.

O que será abordado no curso?

Os participantes do curso terão acesso a um material no qual poderão aplicar os ensinamentos de forma imediata na rotina profissional. Ainda de acordo com o portal, cada módulo pretende tratar de casos complexos similares às situações que, de fato, ocorrem entre os jovens. Isso, visando capacitar os trabalhadores para lidar com questões relacionadas à saúde mental.

O aumento de problemas foi observado desde o retorno das atividades presenciais, depois da pandemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que 60% dos países interromperam os serviços de apoio escolar para jovens que precisam de auxílio com a saúde mental.

Os módulos incluem temas diversos, como redes sociais, diversidade, redes de serviços de saúde, cuidados psicossociais e estratégia para o acolhimento de adolescentes e jovens.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário