Existem vários testes na internet que se propõem a revelar traços da personalidade a partir da maneira como cada pessoa anda. No entanto, eles são apenas meios de entretenimento e não devem ser encarados pragmaticamente. Por outro lado, um estudo recente analisou a velocidade dos passos das pessoas para traçar paralelos com as personalidades delas. Alguns resultados foram bem surpreendentes na avaliação dos cientistas.
Veja também: Você vai atingir o sucesso na vida? Teste de personalidade tem a resposta
Modelo “Big Five” de personalidade
O modelo “Big Five” é uma das ferramentas mais utilizadas a respeito de definição da personalidade humana. Ele ressalta as características que as pessoas têm para que possam ser avaliadas em diferentes graus de intensidade.
O modelo utiliza 5 grandes conceitos:
- Experiência humana: descrita pela curiosidade e pela “mente aberta” a aceitar novas experiências e concepções;
- Conscienciosidade: versa sobre a organização e o nível de responsabilidade;
- Extroversão: neste caso, é a avaliação da sociabilidade e da energia vital, ou disposição;
- Amabilidade: determina o grau de empatia e cooperação da personalidade humana;
- Neuroticismo: diz respeito à estabilidade emocional que cada indivíduo apresenta.
Essa são as características que precisam ser desenvolvidas de modo equilibrado entre as pessoas para que a vivência seja proveitosa. Contudo, os graus de cada características variam bastante entre os indivíduos.
Isso quer dizer que cada pessoa tem uma mistura única a respeito de todos os quesitos apresentados acima.
Pesquisa sobre a “personalidade do andar”
Um estudo de 2017 chamado de Personality and Walking Speed Across Adulthood: Prospective Evidence From Five Samples estudou como a maneira de andar está alinhada com a personalidade humana.
Foram analisados 15 mil adultos com idades acima dos 25 anos. Os resultados chegaram a algumas conclusões interessantes.
Pessoas com mais extroversão, experiência e conscienciosidade e baixo neuroticismo costumam andar mais rápido. Aliás, a diminuição da velocidade com a idade era menor nessas pessoas.
De um modo geral, os cientistas entenderam que a velocidade com a qual cada pessoa caminha pode revelar traços da personalidade que ela possui.