scorecardresearch ghost pixel



Por que é bom você ter muito cuidado com as panelas da sua cozinha?

Muito se fala a respeito da alimentação saudável, mas poucos se lembram de que as panelas da cozinha podem guardar substâncias tóxicas.



Uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, alerta para os riscos de determinadas panelas. No caso, trata-se das panelas antiaderentes feitas com sulfonato de perfluorooctano (PFOS).

Veja também: Não sofra mais! ESTE é o método mais eficaz para lavar panelas e evitar bactérias

Essa substância pode aumentar 4,5 vezes a chance de desenvolver carcinoma hepatocelular não viral. Esse é o nome do tipo mais comum de câncer de fígado.

Riscos do PFOS presente em panelas

O sulfonato de perfluorooctano (PFOS) é um composto químico da família dos perfluorocarbonos (PFCs).
Embora tenha sido amplamente utilizado no passado em uma variedade de produtos devido às suas propriedades repelentes à água e à gordura, ele se tornou um inimigo.

No passado ele era aplicado em revestimentos resistentes a manchas, agentes extintores de incêndio e alguns produtos de cuidados pessoais. Estudos mostraram que o PFOS pode apresentar riscos para a saúde humana e o meio ambiente.

Abaixo estão alguns dos riscos associados a esse composto:

Persistência ambiental:

O PFOS é conhecido por ser altamente persistente no ambiente. Ele não se degrada facilmente e pode permanecer por longos períodos. Isso pode resultar em acúmulo ao longo do tempo, com potenciais efeitos adversos para os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Bioacumulação:

O PFOS tem a capacidade de se acumular nos tecidos de organismos vivos. Isso significa que ele pode ser absorvido por animais e, à medida que sobem na cadeia alimentar, as concentrações podem aumentar significativamente. Isso pode resultar em níveis preocupantes de exposição para animais marinhos, aves e mamíferos, incluindo seres humanos.

Efeitos na saúde humana

Estudos em animais e epidemiológicos sugerem que a exposição ao PFOS pode estar associada a uma variedade de efeitos adversos à saúde humana. Esses efeitos incluem disfunções hepáticas, alterações hormonais, efeitos no sistema imunológico, aumento do colesterol, redução do crescimento fetal e desenvolvimento neurológico prejudicado em crianças.

Devido aos riscos associados ao sulfonato de perfluorooctano, medidas foram tomadas para reduzir a produção e o uso desse composto em muitos países. Restrições regulatórias têm sido implementadas para limitar a exposição humana e minimizar os impactos ambientais relacionados ao PFOS.

Panelas de outros materiais também podem ser perigosas

O teflon também é um material comum em panelas antiaderentes e está associado ao ácido perfluorooctanóico (PFOA). Essa substância também pode fazer mal à saúde humana. Isso implica em evitar o uso de utensílios descascados ou em mau estado de conservação.

Por fim, até o alumínio pode se soltar e contaminas a comida. Ele foi relacionado a casos de Alzheimer, já que tem uma alta neurotoxicidade. Por isso, é sempre importante transferir os alimentos para outros recipientes de vidro ou cerâmica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário