scorecardresearch ghost pixel



Se você faz isso, pare! Este hábito está ligado à doença de Alzheimer

Você pode não admitir, mas alguma vez já coçou o nariz, não é mesmo? Entenda como este mau hábito está ligado ao Alzheimer.



Ficar mexendo no nariz é uma ação comum, muitas vezes relacionada a coceira, desconforto ou tentativa de remover alguma obstrução nasal. No entanto, é importante evitar fazer isso com frequência, pois irrita a mucosa nasal. Portanto, aumenta o risco de infecções ou lesões, que foram associadas a problemas neurodegenerativos graves. Entenda.

Veja também: Alzheimer: chinesa de 19 anos é a 1ª pessoa dessa idade com a doença

Conheça a Chlamydia pneumoniae

Chlamydia pneumoniae é uma bactéria intracelular que causa doenças respiratórias em humanos. Ela é transmitida principalmente a partir de gotículas de saliva ou secreções contaminadas. Se você mexe bastante no nariz, tenha cuidado!

A infecção desse microrganismo resulta em sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, como tosse, dor de garganta e febre. Contudo, uma pesquisa da Universidade de Griffith, na Austrália, descobriu algo assustador.

As análises feitas em camundongos mostraram que fissuras na pele, na região da narina, transferem Chlamydia para o sangue. Com isso, essas bactérias rapidamente se alojam no cérebro, provocando alterações neurológicas.

Do nariz ao cérebro: bactérias podem levar ao Alzheimer

Esses estudos sugerem que bactérias presentes no nariz podem se espalhar para o cérebro. Isso acontece quando a unha provoca áreas de lesão, que facilitam a proliferação de vírus, bactérias e até fungos que se alimentam de tecido morto.

Os especialistas observaram que, a longo prazo, esse quadro desencadeia uma resposta inflamatória no cérebro. Dessa maneira, aumentam o acúmulo de placa amiloides, observada em pacientes que têm Alzheimer.

Mantenha bons hábitos de higiene

Manter bons hábitos de higiene é essencial para garantir uma vida equilibrada, livre de doenças infecciosas. Lavar as mãos regularmente com água e sabão, especialmente antes de tocar no rosto ou manipular alimentos, é indispensável.

Pequenos cuidados ajudam a reduzir a transmissão de bactérias e vírus. Além disso, evite compartilhar objetos pessoais, como toalhas, lenços ou utensílios de higiene nasal, para evitar a disseminação de germes. Ao sair, procure usar álcool em gel antes de entrar e ao sair de diferentes ambientes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário