scorecardresearch ghost pixel



Posso me inscrever para receber o Auxílio Gás em junho?

Programa de transferência de renda ajuda os brasileiros de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha.



O Bolsa Família está perto de encerrar mais um calendário de pagamentos, mas muitos beneficiários já estão pensando nos valores do próximo mês. Em junho, além do benefício geral, milhões de famílias também terão acesso ao Auxílio Gás, conhecido como vale-gás nacional.

Leia mais: Corra na dispensa! Marcas de café, arroz, feijão e azeite podem estar CONTAMINADOS

O programa foi criado para ajudar os brasileiros de baixa renda na compra do gás de cozinha. Os repasses são feitos a cada dois meses e o valor é baseado no preço médio do botijão de 13kg, conforme apurado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os próximos pagamentos do Auxílio Gás começam no dia 19 de junho para cerca de 5,7 milhões de cidadãos. Mas será que ainda dá tempo de se inscrever para receber o benefício? Saiba a seguir.

Inscrições para o Auxílio Gás

Para receber os repasses bimestrais, a família precisa estar registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda de até meio salário mínimo (R$ 660) por pessoa. Outra opção é ter entre os membros da mesma casa alguém que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Quem está dentro das exigências, mas ainda não se inscreveu no CadÚnico, precisa comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com documentos pessoais de todos os membros da família para solicitar o registro. É possível realizar um pré-cadastro no aplicativo Cadastro Único para agilizar o processo.

Após a inscrição, a seleção dos aprovados é feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, pasta do governo responsável pelos programas sociais. O governo não informa quanto tempo leva o processo de análise dos dados.

Sendo assim, não é possível garantir o recebimento do Auxílio Gás já no próximo mês para quem se inscrever agora. De qualquer forma, suas informações estarão no CadÚnico e a aprovação poderá sair a qualquer momento.

Calendário de junho

Assim como o Bolsa Família, o vale-gás é pago na ordem do dígito final do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Confira o calendário de junho:

Final do NIS Data de pagamento
1 19 de junho
2 20 de junho
3 21 de junho
4 22 de junho
5 23 de junho
6 26 de junho
7 27 de junho
8 28 de junho
9 29 de junho
0 30 de junho




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário