Assim que um carro sai da concessionária, ele já é considerado usado. Isso quer dizer que pelo simples fato de ter um dono, o veículo perdeu parte do seu valor. Deixando de lado todas as razões comuns entre a maioria dos carros, saiba que alguns deles desvalorizam ainda mais e que dão prejuízo com o passar do tempo.
Leia mais: R$ 7 mil: carro que ganhou título de ‘mais barato do mundo’ está à venda na internet
Além da depreciação natural, um carro pode perder valor no mercado por causa da oferta e demanda, ou seja, se há uma oferta excessiva de um determinado modelo no mercado de usados, o seu valor tende a cair. Outros fatores que devem ser considerados são a condição e histórico de manutenção adequada.
Só dão prejuízo a longo prazo
Com tantos avanços tecnológicos, os modelos mais antigos podem se tornar obsoletos muito mais rápido, concorda? A procura é por aqueles que oferecem recursos de segurança, eficiência de combustível e conectividade.
Outro fator que pode provocar a desvalorização de um automóvel é a marca e a reputação. Se por um lado, algumas fabricantes são relacionadas com qualidade e durabilidade, outras não têm a mesma sorte e “nutrem” outro tipo de fama. Sem dúvidas, isso pode comprometer o valor de mercado dos veículos usados.
Se você pretende comprar um carro novo ou está em dúvida se é a hora de se desfazer de algum modelo que pode perder ainda mais valor, veja quais são os oito veículos que são prejuízos anunciados e entenda os motivos.
1. Peugeot e-208: desvalorização de 15,48%. O modelo elétrico sofreu uma redução de preço considerável em 2022 e lidera a lista de automóveis que mais se desvalorizaram nos últimos seis meses.
2. Citroën C4: desvalorização de 10,11%. O SUV C4 Cactus, com várias versões disponíveis, enfrenta uma competição acirrada no mercado e sofreu uma queda significativa em seu valor.
3. Jeep Commander: desvalorização de 7,44%. O SUV da Jeep, apesar de suas características, é muito mais caro do que alguns modelos semelhantes, o que contribui para a sua desvalorização.
4. Renault Captur: desvalorização de 7,39%. Além da queda no valor, o modelo deve sair de linha em breve, o que pode levar a uma depreciação ainda maior.
5. Volkswagen Voyage: desvalorização de 7,34%. Como o Voyage já saiu de linha, especialistas alertam para uma possível queda rápida, mas a sua popularidade e disponibilidade de peças podem estabilizar o seu valor.
6. Renault Logan: desvalorização de 6,5%. O Renault Logan, mesmo sendo recomendado para motoristas de aplicativo, também sofreu uma queda em seu valor nos últimos meses.
7. Chevrolet Cruze: desvalorização de 6,3%. Apesar dos rumores sobre o fim da produção, o Cruze continuará sendo fabricado, mesmo sofrendo uma desvalorização considerável.
8. Fiat Argo: desvalorização de 5,49%. Embora tenha sido um dos carros mais vendidos em março e tenha um preço acessível, o Argo também não escapou desse mal.