scorecardresearch ghost pixel



Problemas de hipertensão? O seu smartphone pode ser a causa!

Ciência relaciona uso excessivo do aparelho a problemas de insônia, por exemplo. Agora, pesquisas apontam que ele também pode causar Hipertensão; Entenda.



Má qualidade do sono, problemas de visão… Esses são apenas alguns dos já conhecidos problemas causados pelo uso excessivo de smartphones. Agora, cientistas apontam que pode haver uma ligação entre o uso frequente do celular e quadros de hipertensão.

Leia mais: É isso o que você deve comer de manhã se tiver diabetes ou hipertensão

A informação é de um estudo com publicação na revista científica European Heart Journal.

O estudo

A pesquisa científica foi realizada a partir de dados da organização UK Biobank, no Reino Unido. A partir deles, os cientistas sugeriram que existe uma relação entre o uso do smartphone para ligações e um maior risco de ter hipertensão. Para isso, em síntese, houve a análise de dados coletados durante 12 anos de 212 mil pessoas com o quadro hipertensivo.

Durante a análise de dados, os pesquisadores concluíram que o uso do aparelho para fazer e receber chamadas teve associação direta a um maior risco de hipertensão de início recente. A associação é presente especialmente entre os usuários de alta frequência.

Por fim, os dados da pesquisa apontam uma maior propensão ao desenvolvimento de hipertensão com os níveis de radiação eletromagnética (EMR) emitidos pelos aparelhos. Além disso, outros estudos fazem a associação do uso do smartphone ao aumento da frequência cardíaca.

Ligações

Contudo, vale destacar que a pesquisa teve como foco o uso do celular para ligações. Desta forma, o estudo não se debruça sobre o uso de aplicativos, envio de mensagens ou demais atividades possíveis em um smartphone.

O estudo aponta que o número de minutos que as pessoas falam ao celular influencia diretamente na saúde do coração, ou seja, quantos mais minutos, maior o risco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário