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Programa fracassou? Brasileiros não preferem carros populares, mesmo com desconto

Dados parciais de junho mostram que brasileiros não preferem carros populares de entrada, mas sim modelos mais completos como SUVs e picapes. Confira!



O Governo Federal implementou uma estratégia no mês de junho de 2023 para impulsionar o setor automotivo no Brasil. No entanto, mesmo com a redução de preços dos carros populares, que eram o principal alvo dos incentivos governamentais, os dados parciais mostram que os motoristas brasileiros não preferem os modelos da categoria.

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Desde o início do mês, o setor automotivo tem recebido incentivos fiscais que resultaram na redução dos preços dos veículos até R$ 120 mil no país. O governo e as montadoras uniram esforços para reaquecer o setor, concentrando-se principalmente nos carros populares.

Os veículos de entrada das principais fabricantes foram os mais afetados pelos descontos oferecidos pelo governo, que variavam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, além dos bônus concedidos pelas próprias montadoras. Com essas medidas, alguns modelos de carros populares tiveram uma queda significativa de preço.

No entanto, mesmo com esse esforço conjunto, parece que o segmento não foi impulsionado como esperado.

Brasileiros não preferem carros de entrada, mas sim veículos mais completos

O que os dados mostram é que os compradores de carros zero-quilômetro no Brasil buscam modelos mais completos em vez dos carros populares, que são mais básicos e acessíveis.

Isso pode ser observado através da análise das vendas após a implementação do programa de incentivo do governo ao setor automotivo em junho.

Modelos como o Renault Kwid e o Fiat Mobi, que se tornaram mais baratos após as medidas de isenção fiscal, não estão entre os 20 carros mais vendidos, mesmo três semanas depois da adoção da Medida Provisória 1.175.

Por outro lado, os veículos mais equipados e de categorias superiores ganharam maior prestígio e estão entre os mais vendidos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), carros como Fiat Strada, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Honda HR-V ocupam quatro das cinco posições mais favorecidas em vendas neste mês.

No top 5, apenas um modelo pertence à categoria de hatches, o Volkswagen Polo, que é um veículo de entrada e de fato teve um impacto maior com as medidas governamentais. Analisando o top 10, apenas mais dois modelos compactos se juntam ao Polo: Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Apesar disso, Polo, Onix e HB20 têm um preço pelo menos R$ 11 mil mais alto do que os carros zero quilômetro mais baratos do país, Kwid e Mobi.

A lista dos dez carros mais vendidos após os incentivos fiscais ao setor é dominada por SUVs, seguidos por um grande aumento nas vendas de picapes. Alguns desses modelos, no entanto, receberam sim incentivos governamentais, já que o preço limite para a participação foi de R$ 120 mil.

Veja o top 10:

  1. Fiat Strada – 5.335 unidades vendidas
  2. Volkswagen T-Cross – 4.452 unidades vendidas
  3. Volkswagen Polo – 4.366 unidades vendidas
  4. Chevrolet Tracker – 3.316 unidades vendidas
  5. Honda HR-V – 3.252 unidades vendidas
  6. Hyundai Creta – 3.216 unidades vendidas
  7. Fiat Toro – 2.883 unidades vendidas
  8. Chevrolet Onix – 2.719 unidades vendidas
  9. Hyundai HB20 – 2.694 unidades vendidas
  10. Toyota Hilux – 2.615 unidades vendidas




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