Chegou a hora de quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizar sua nota para conquistar uma vaga em um curso de nível superior. Nos próximos dias, começam as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), uma iniciativa do Ministério da Educação.
Leia mais: SISU 2023: inscrições para o 2ª semestre se iniciam nesta segunda (19)
O Prouni oferece bolsas de estudo parciais (50% do valor da mensalidade) e integrais (100%) em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas. O objetivo é facilitar o acesso dos brasileiros à educação superior.
Para fazer a inscrição e concorrer a uma das bolsas, o estudante deve cumprir alguns requisitos, além de observar os prazos. Confira a seguir tudo que você precisa saber.
Quem pode se inscrever?
No caso da bolsa integral, o Prouni permite a inscrição de candidatos com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já quem deseja a bolsa parcial pode ter renda mensal per capita de até 3 salários mínimos.
Além disso, o estudante precisa cumprir ao menos um dos seguintes requisitos: ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública; ter cursado o ensino médio parcialmente ou integralmente em escola privada na condição de bolsista integral; ou ser pessoa com deficiência.
O programa também atende professores da rede pública de ensino, mas, neste caso, o ingresso é exclusivo em cursos de licenciatura e pedagogia. O limite de renda exigido aos demais candidatos não se aplica a esse grupo.
Qual a nota exigida?
Para participar do Programa Universidade Para Todos, é necessário ter realizado uma das duas últimas edições do Enem, além de ter tirado nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas, bem como nota acima de zero na redação.
Quando começam as inscrições?
As inscrições para o segundo semestre do Prouni serão recebidas entre os dias 27 e 30 de junho, no Portal Único de Acesso. Confira o cronograma completo:
- Consulta de vagas: 26 de junho;
- Inscrições on-line: de 27 a 30 de junho;
- Resultado da primeira chamada: 4 de julho;
- Resultado da segunda chamada: 24 de julho;
- Ingresso na lista de espera: 14 e 15 de agosto;
- Divulgação da lista de espera: 18 de agosto.