scorecardresearch ghost pixel



Quase ninguém lembra de lavar o umbigo no banho! Mas isso é um erro

É preciso sempre se lembrar de lavar o umbigo corretamente durante o banho. A falta de higiene no local pode resultar em problemas de saúde.



Tomar banho é uma atitude corriqueira, feita diariamente por todas as pessoas no Brasil (ou, pelo menos, pela maioria). No entanto, mesmo algo tão comum não está imune a algumas gafes e deslizes. Inclusive, lavar o umbigo é uma das ações negligenciadas por muitas pessoas no dia a dia.

Veja também: ‘Electroma’: nova rede do corpo humano pode revolucionar o tratamento do câncer

Responda honestamente: você sempre se lembra de lavar o umbigo no banho? Pode responder sinceramente, já que ninguém está te ouvindo agora. Se a resposta for “não”, saiba que existem inúmeras pessoas ao seu lado. Porém, há riscos em deixar de lado a limpeza dessa parte do corpo humano.

É preciso lavar o umbigo para ter a saúde em dia

O umbigo é um tipo de cicatriz que marca a ligação das pessoas com suas mães, já que ele é o local em que o cordão umbilical estava. Seu formato é propício para acumular sujeiras, como pelos, óleo corporal, células mortas, suor e bactérias.

Tudo isso acaba gerando mau cheiro, mas pode ter um efeito mais grave, chamado de onfalite. Este é o nome que recebe uma infecção causada na região do corpo. Seria como se as secreções endurecessem e se tornassem “pedras” dentro da cavidade.

Claro que a onfalite não acontece com tanta frequência assim, mas ela é possível e deixar de lavar o umbigo pode causar esse efeito indesejado.

Qual é o jeito certo de limpar o umbigo no banho?

A boa notícia é que não existe mistério para higienizar essa parte do corpo humano. Basta utilizar água e sabão para fazer a limpeza. Inclusive, se for necessário, pegue um cotonete ou pedaço de algodão para garantir que toda a cavidade umbilical fique limpinha.

Depois de lavar o umbigo, é importante secá-lo corretamente, já que a presença de umidade pode proporcionar o desenvolvimento de bactérias e até de fungos. Lembre-se de fazer a limpeza com suavidade e com produtos que não causem alergias ou irritações na pele.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário