O número de clientes do PicPay irá aumentar em mais de 2,5 milhões nos próximos dias! Os novos correntistas são advindos do Banco Original, devido a uma reorganização da J&F Participações, a holding da família Batista, donos também da JBS. Com a mudança, o PicPay irá incorporar a carteira de clientes de varejo do Original, totalizando 35 milhões de clientes ativos mensais.
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Dessa forma, o PicPay passa a ser um dos três maiores bancos digitais do país. Assim, o Banco Original irá continuar operando, porém apenas com empresas de médio e grande porte, além de um setor destinado para o segmento agrícola. A mudança foi anunciada na última semana, com previsão de conclusão em julho.
De acordo com o anúncio feito pelo PicPay, nada mudará para os clientes do Original. Eles continuarão tendo acesso aos mesmos produtos, programas de pontuação, funcionalidades e limites nos produtos que já possuem direito.
Empresas seguem independentes
“Começamos, lá atrás, dois negócios do zero, praticamente. O grande diferencial do PicPay foi que ele conseguiu uma base de usuários muito grande”, afirma José Antônio Batista, presidente da J&F Participações. Batista esteve à frente do PicPay entre 2020 e 2022, tendo assumido a holding no ano passado.
Assim, ele foi substituído por Eduardo Chedid, enquanto o Original é comandado por Luiz Meneguetti. De acordo com Meneguetti, ambas as empresas ganham eficiência com as alterações feitas, visto que cada uma seguirá focada no segmento em que possui mais força. No entanto, essa mudança não é de hoje.
O movimento acontece gradualmente desde o último ano, com a migração a licença bancária do Banco Original do Agronegócio para o PicPay. Assim como o da DTVM Liga Investi e da sociedade de empréstimo entre pessoas Crednovo.
PicPay segue com mesma estratégia no mercado
Enquanto o PicPay registrava lucro no último trimestre de 2022, um ano e meio antes do esperado, o Original teve prejuízo devido ao aumento da inadimplência do mercado. Desde então, o rigor com os clientes aumentou por parte do banco.
“De agosto, setembro do ano passado para cá, todas as safras vêm positivas”, explicou Batista. De acordo com o grupo, as operações que permaneceram no banco com as mudanças são lucrativas há sete anos.
Com a reorganização, o PicPay passa a ser o responsável pela emissão de cartões de crédito, atividade que era de responsabilidade do Original. Contudo, a estratégia principal no crédito do PicPay continuará sendo a mesma. Assim, a fintech continuará com a distribuição de produtos de outros bancos, que assumem o risco das operações.
“A estratégia de ser um marketplace (shopping virtual) financeiro continua. Alguns produtos, como o cartão de crédito, decidimos fazer nós mesmos”, explicou o Chedid, presidente do PicPay.