scorecardresearch ghost pixel



Restituição bloqueada: o que pode ter ocorrido e como reaver o dinheiro

Receita Federal iniciou no dia 31 de maio o depósito dos lotes da restituição do Imposto de Renda 2023.



A Receita Federal depositou no dia 31 de maio o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. O grupo de recebedores é formado por contribuintes com prioridade legal e aqueles que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o Pix como forma de devolução.

Leia mais: R$ 1 milhão: empresários de Manoel Gomes brigam por cachês desviados

Outros quatro lotes serão creditados entre junho e setembro, sempre no fim de cada mês. Tem direito ao dinheiro o cidadão que, por algum motivo, pagou mais imposto do que deveria.

Após o depósito do primeiro lote, muitos brasileiros ficaram decepcionados porque não entraram no grupo inicial. Outros se assustaram quando perceberam que não receberam a restituição por conta de algum bloqueio. Mas o que isso significa?

Análise do motivo

Primeiro de tudo, ter o dinheiro bloqueado não significa necessariamente que o contribuinte prestou informações incorretas e caiu na malha fina. Existem outros motivos para o problema, por isso, é preciso ter calma.

Malha fina

Entretanto, considerando que o Fisco de fato encontrou inconsistências na declaração de Imposto de Renda, como erros e dados incorretos, a saída é fazer um documento retificador. A opção está disponível no programa gerador da declaração, no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no site da Receita Federal.

Antes de fazer a correção, é importante acessar o aplicativo ou o portal e-CAC, clicar no menu “Processamento” e tocar em “Pendências de Malha” para descobrir o problema. O sistema informa se o documento caiu na malha fina e o motivo.

Dados bancários incorretos

Outra razão para o bloqueio pode ser o cadastro de uma conta corrente incorreta ou de titularidade de terceiros. Só é possível receber o dinheiro em uma conta que esteja ativa em seu próprio nome.

Caso seja necessário alterar os dados bancários, é só clicar na opção “Restituição”, em seguida em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário