Quem está acompanhando as tarefas inimagináveis que as inteligências artificiais (IA) estão sendo capazes de realizar pode esperar qualquer coisa dos chatbots, já que a ferramenta está cada vez mais aprimorada e não para de surpreender até mesmo os especialistas do setor tecnológico.
Leia mais: Dia dos Namorados em 2023: programador criativo usou IA para recriar namorada
A última novidade foi desenvolvida pelo artista Bjørn Karmann. Ele usou a IA para que fosse possível fotografar qualquer ambiente, sem precisar das lentes da câmera. Todo o processo é feito a partir de dados reunidos pela ferramenta, transformados em texto que gera uma imagem. Confira mais detalhes da criação ao longo do texto.
Karmann decidiu embarcar em projeto incomum criando a Paragraphica, uma espécie de câmera fotográfica que tira fotos sem precisar de lentes. Para isso, o sistema utiliza uma série de dados da uma IA para gerar as imagens.
Como é possível fotografar algo sem lente?
O projeto funciona da seguinte forma: a criação está integrada a um Raspberry Pi 4, um minicomputador conectado a uma única placa, um GPS e o programa Stable Diffusion, o software que gera imagens. Quando o usuário clica no botão presente na estrutura, todo o sistema é acionado. Ele permite até mesmo que você realize ajustes para obter um resultado mais nítido.
O mecanismo utiliza a antena GPS. O Raspberry Pi 4 adquire os dados de localização do usuário, incluindo todas as informações sobre o lugar, como horário, endereço e até mesmo os pontos de referência. Tudo é identificado. Com base nesses dados, um texto é produzido e funciona como um prompt, solicitando então o resultado.
A geração dessa imagem é realizada por meio de uma API do modelo Stable Diffusion, incorporada à programação em Python, que gera uma representação visual semelhante a uma “fotografia”, que retrata exatamente o local onde a pessoa se encontra.
Embora possa parecer um desvio da proposta convencional de uma câmera fotográfica, a aplicação da inteligência artificial no dispositivo é verdadeiramente intrigante.