scorecardresearch ghost pixel



Salva-vidas: músicas são usadas em emergências para reverter parada cardíaca

Músicas podem ser usadas para salvar vidas em emergências e são exploradas até mesmo durante os treinamentos dos profissionais. Veja!



A música pode promover saúde, bem-estar e servir de tratamento em diversos contextos, sabia? Uma prática chamada musicoterapia aproveita todos os benefícios das canções de forma terapêutica no atendimento de pacientes, mas não para por aí. Veja, por exemplo, quais são as músicas que podem salvar vidas no dia a dia.

Leia mais: Spotify lança novo recurso que mantém longe músicas que você não ouve

A musicoterapia usa técnicas e interações musicais direcionadas ao alcance de objetivos terapêuticos específicos. Sabia que algumas canções podem até mesmo colaborar para que alguém consiga reverter uma parada cardiorrespiratória? Confira quais são as características das canções que contribuem com esse processo.

Músicas que podem salvar vidas

Pode ser até difícil de acreditar, principalmente para os mais leigos no assunto, mas as músicas podem mesmo salvar vidas por meio de técnicas adotadas em momentos de urgência. Isso, porque algumas canções têm cerca de cem batidas por minuto (BPM), o que, de acordo com profissionais de saúde, é o ritmo ideal para realizar a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

São tantos os benefícios comprovados que as músicas são usadas em treinamentos de primeiros socorros. Durante uma entrevista recente ao jornal The Sun, o chefe de treinamento da St. John’s Ambulance, em Londres, revelou que a classe médica realmente busca ajuda na música.

Entre as mais usadas, está uma da Taylor Swift. Há até mesmo músicas infantis, como a Baby Shark. A lista é muito diversificada e pode ser explorada em diferentes contextos. As canções usadas em treinamentos de primeiros socorros podem não só ajudar na manutenção do ritmo correto como também reduzir o estresse e a ansiedade em emergências, tanto de pacientes quanto dos profissionais em atuação.

Além disso, este é um recurso para distração e conforto, contudo há uma estimulação cognitiva em casos de trauma cerebral ou lesões cerebrais, o que incentiva as funções por despertar conexões cerebrais e promover a recuperação.

Entre as músicas usadas que podem salvar vidas, estão estas sete:

  • Dancing Queen – ABBA
  • Girls Just Wanna Have Fun – Cindy Lauper
  • MMMBop – Hanson
  • I Will Survive – Gloria Gaynor
  • A música do Baby Shark
  • Stayin Alive – Bee Gees
  • Clean – Taylor Swift.




Voltar ao topo

Deixe um comentário