Muitas pessoas esquentam a comida mais de uma vez porque é prática e facilita o consumo no dia a dia. Devido à popularização do micro-ondas, isso acabou se tornando um hábito. Sendo assim, não é raro ver marmitas congeladas ou o lanche feito de manhã virando jantar. Contudo, existem alguns alimentos que não podem ser reaquecidos, pelo fato de perderem textura e sabor.
Veja também: 6 alimentos que existem há milênios e ainda comemos hoje – e suas origens
Você esquentar estas comidas mais de uma vez
1. Óleo
Determinados restaurantes preferem reservar o óleo usado para que ele seja reutilizado depois. No entanto, a cada novo aquecimento o nível de gordura trans aumenta, deixando os preparos menos saudáveis. Não reaqueça óleos vegetais e monitore o consumo de fritura, visando proteger o seu coração.
2. Rolinho-primavera
O rolinho-primavera e outras receitas que envolvem ingredientes fritos, precisam ser consumidos imediatamente. Ao aquecer duas vezes, principalmente no micro-ondas, esses aperitivos absorvem umidade e murcham.
3. Leite materno
Além de reduzir a quantidade de nutrientes do leite materno, aquecê-lo envolve transferir o alimento de um recipiente para o outro. Essa prática aumenta os riscos de contaminação, que podem levar o bebê ao adoecimento. Sendo assim, evite infecções e procure estimular a amamentação natural.
4. Ovos mexidos ou cozidos
Os ovos têm um processo de decomposição acelerado, portanto, evite ovos mexidos ou cozidos que ficaram prontos há horas. Enquanto estiver fora, procure outras fontes de proteína, para não ter que lidar com desconfortos estomacais.
5. Frango
Este é mais um alimento polêmico, porque você provavelmente já reaqueceu algumas porções de frango. Ao esquentar esse tipo de comida, sua composição proteica muda completamente. Além disso, a textura e o aroma dessa carne podem assumir características desagradáveis.
6. Aipo
Essa informação pode salvar sua vida! Se um dia você estiver se preparando para comer aipo, conhecido como alho-poró, não esquente a comida. Durante o aquecimento, os aipos soltam nitrato de vegetal, que é tóxico.